Top
power bi

Aplicando o Power BI no setor financeiro

O setor financeiro tem como compromisso administrar os recursos da empresa. São os responsáveis pelo planejamento financeiro, garantindo que a organização possua recursos para se manter competitiva e obtenha lucros a curto e longo prazo.

 

Com um papel tão fundamental, a área embasa decisão de gestores, aprova investimentos ou corte de gastos, realiza controle de riscos e muitas outras atividades. Nesse contexto, utilizar uma ferramenta que permita acompanhar todo desempenho financeiro com informações em tempo real e relatórios completos ajuda a garantir a competitividade dos negócios.

 

O Power BI facilita a coleta de dados que são essenciais para a realização de análise de cenários antes da tomada de decisões. Com a ferramenta, a companhia pode fazer a coleta, organização, análise e monitoramento de dados, oferecendo suporte à gestão empresarial.

 

Também é possível acompanhar o desempenho financeiro em uma única exibição, possibilitando reações rápidas aos dados mais recentes e relatórios sob demanda, combinando dados e identificando variações e previsões com antecedência para se preparar para ajustes quando necessário.

 

A análise de dados aliada à tecnologia transforma os dados brutos inseridos no sistema em informações estratégicas, pois automatizam a coleta e extração dos dados e as organizam de modo seguro e compreensível.

 

O Power BI permite que as empresas identifiquem tendências no mercado, saibam exatamente quando há mais dificuldade em realizar seus negócios e, assim, consigam criar estratégias para ultrapassar essas barreiras em períodos não tão lucrativos.

 

Com o uso da ferramenta de BI, os colaboradores do setor financeiro passam menos tempo criando relatórios e podem se dedicar a análises de desempenhos, trabalhando proativamente para evitar problemas ou corrigir algum desvio que possa ter ocorrido.

 

O acompanhamento diário do desempenho financeiro permite conhecer a rentabilidade de cada cliente, mapear processos e tomar decisões estratégicas.

 

A ferramenta tem funções específicas em:

  • Desempenho Financeiro
  • Receita e lucratividade
  • Gerenciamento de despesa de capital
  • Gerenciamento de despesa

 

Com o Power BI é possível ter uma plataforma completa para converter linhas inferiores em estratégias principais e torne as atividades do departamento financeiro mais ágeis, precisas e cheia de insights.

 

Saiba mais sobre a solução de business intelligence da Microsoft, que também possui diversas aplicações em departamentos e processos empresariais.

Sem comentários

Desculpe, não é possível comentar nesse post.

Informações por e-mail
Preencha o formulário abaixo e aguarde que nossos especialistas entrarão em contato:
Os campos marcados com um * são obrigatórios
Ligamos para você
Informe seus dados de contato, escolha uma data e um de nossos especialistas ligará para você.
Os campos marcados com um * são obrigatórios