Top
experiencias de tecnologia

2016 – O ano das novas experiências

Customer-ecosystem-01

Olá pessoal,
Vamos começar 2016 com uma série especial de posts sobre tecnologia em momentos de instabilidade econômica e vamos atualizando no decorrer das semanas.

 

Para iniciar esse especial, convocamos o Romulo Oliveira, responsável pelo departamento de Marketing da AX4B para falar um pouco sobre experiências.

 

Confiram!

 

Hoje, tecnicamente no primeiro dia útil de 2016, executivos se preparam para um ano de incertezas no Brasil. Com todos os acontecimentos de 2015, destacando as idas e vindas políticas e econômicas, fica difícil ter uma visão mais madura dos próximos 12 meses.

 

Mas o que fazer em casos como esse? Será mesmo que a melhor opção é congelar todos os investimentos até a instabilidade do dólar passar? Acredito que não.

 

São nesses momentos “duvidosos” que as empresas mais precisam focar em inovação para que se destaquem dos concorrentes e consigam triunfar em meio à crise.

 

Olhando pelo ponto de vista do consumo, é fato que os consumidores estão buscando novas experiências e investirão dinheiro apenas onde tiverem certeza de conseguir experiências positivas e inovadoras.

 

E não existe inovação sem tecnologia!
Boas ideias surgem a qualquer momento, mas é preciso ter uma tecnologia que permita colocar as ideias de forma prática e rápida.

 

Se analisarmos toda a relação de marketing, vendas e relacionamento com o cliente, enxergamos facilmente o potencial de uma solução de CRM bem aplicada. No caso da experiência que tenho com o Microsoft Dynamics CRM, vejo a importância de ter uma visão 360º dos clientes e oferecer um atendimento personalizado, desde as ações de marketing que são enviadas para aquele tipo específico de cliente até os atendimentos com base em histórico de acontecimentos.

 

Muito se fala em Big Data nos dias de hoje e como o cruzamento de dados é importante para obter insights e informações estratégicas de negócio, porém acredito que big data é um segundo (ou terceiro) passo quando falamos em dados, principalmente dados de clientes.

 

Antes de analisarmos uma “tonelada” de dados dos nossos clientes para ofertar produtos e serviços que mais se adequem a sua realidade, precisamos começar com o básico, que geralmente já temos dentro de casa mas não estão estruturados ou no mesmo local.

 

Eu diariamente recebo emails marketing com meu nome errado ou com produtos e serviços que são totalmente fora dos meus hábitos de consumo. Sempre que isso acontece, penso o quanto foi investido nessa campanha e quantas pessoas com perfis semelhantes ao meu estão recebendo essas interações não-segmentadas.
Esse tipo de comunicação gera experiências negativas de marca e isso se reflete em vendas, posicionamento e dependendo do email enviado, até comentários negativos nas redes sociais.

 

Ter uma ferramenta como o Microsoft Dynamics CRM pode auxiliar as empresas a transformar os dados de clientes em experiências positivas de atendimento, com segmentação e classificação. Sabemos que nós, como consumidores, compramos experiências e estamos dispostos até a pagar um valor mais alto que o tradicional e considerar as experiências como valor agregado.

 

E acredito que esse é um bom pensamento analisando a perspectiva do ano no Brasil. É preciso se destacar para não deixar o “barco naufragar” em meio à crise.

 

Hoje vou encerrar por aqui, mas no decorrer das semanas, vou falar um pouco mais sobre como a tecnologia pode ser estratégica em momentos de instabilidade econômica.

 

Clique aqui e saiba mais sobre o Microsoft Dynamics CRM.

Sem comentários

Deixe um comentário

Informações por e-mail
Preencha o formulário abaixo e aguarde que nossos especialistas entrarão em contato:
Os campos marcados com um * são obrigatórios
Ligamos para você
Informe seus dados de contato, escolha uma data e um de nossos especialistas ligará para você.
Os campos marcados com um * são obrigatórios