Top
backup

3 boas práticas de backup

O Backup é uma cópia de segurança, um mecanismo para copiar dados e armazená-los em outra fonte segura para proteger e restaurar informações, se necessário.

 

É um procedimento, de certa forma, simples, mas que quando realizado adequadamente pode evitar que sua empresa tenha um grande prejuízo.

 

Para manter a integridade dos dados, é indispensável seguir um conjunto de práticas que vão manter o backup em dia e poupar a sua empresa de surpresas desagradáveis e de problemas graves, são elas:

 

1. Consistência  

Estabelecer uma rotina para realização das cópias de segurança é essencial para assegurar a proteção da empresa. Quanto maior a importância dos arquivos, menor o período para realizar a rotina de backup. O ideal é que o backup seja feito diariamente, mas podem ser feitos com menor ou maior frequência de acordo com a demanda. Soluções como o Microsoft Azure permitem estabelecer os horários para a realização automática dessas práticas, realizadas pelo próprio sistema

 

2. Recuperação

Utilize uma fonte reserva para realização dos backups, evitando que pessoas não autorizadas tenham acesso à arquivos confidenciais e que os arquivos se percam por estarem armazenados em um único local. Muitas empresas, como a Veritas, atuam com gerenciamento de dados em multinuvem e portabilidade de cargas de trabalho, proporcionando mais de uma fonte segura para armazenamento de dados.

 

3. Tamanho 

É importante compactar os arquivos de backup para reduzir seu tamanho e, consequentemente, reduzir os custos de armazenamento dos seus dados. Os arquivos menores também permitem a agilidade na transferência de dados, reduzindo o tempo de inatividade dos servidores e garantindo a recuperação rápida dos arquivos ou do sistema. A Arcserve possui soluções que permitem a rápida restauração dos servidores, mesmo com arquivos maiores e de alta complexidade.

 

Ainda que a sua empresa realize o armazenamento de dados em nuvem, é importante que a prática do backup também seja realizada. Esse formato de armazenamento possibilita o acesso rápido e de qualquer local com acesso à internet, mas o backup assegura a segurança de dados, prevenindo impactos na rotina de trabalho por perda dessas informações.

Sem comentários

Desculpe, não é possível comentar nesse post.

Informações por e-mail
Preencha o formulário abaixo e aguarde que nossos especialistas entrarão em contato:
Os campos marcados com um * são obrigatórios
Ligamos para você
Informe seus dados de contato, escolha uma data e um de nossos especialistas ligará para você.
Os campos marcados com um * são obrigatórios