Logo AX4B
Como uma empresa de segurança da informação lida com um Ransomware?

Como uma Empresa de Segurança da Informação lida com um Ransomware?

COMPARTILHE

Quer saber tudo sobre como uma Empresa de Segurança da Informação lida com um Ransomware? Leia este artigo até o final!

Desde o surgimento dos primeiros dispositivos, que ainda nem chegavam perto de serem móveis, a tecnologia evoluiu muito e, com ela, cada vez mais os novos golpes e ataques hackers foram aumentando; tornando necessária a contratação de uma Empresa de Segurança da Informação, por exemplo.

Isso já era esperado, visto que eles estão sempre se preparando para os novos sistemas que são criados para impedir invasões ou simplesmente proteger os dados armazenados em um servidor ou dispositivo. À medida que as evoluções da tecnologia vão chegando, os criminosos também se atualizam e conseguem se utilizar das inovações disponibilizadas pelas marcas e protegidas por uma Empresa de Segurança da Informação.

E falando em golpes, existem alguns que são os mais utilizados, de acordo com a época; algo que também ocorre por conta das atualizações citadas no parágrafo anterior. No momento, temos dois dos que estão “assombrando” não só as pessoas, mas também as empresas. Trata-se do Phishing e do Ransomware.

Porém, o Phishing será assunto para um próximo artigo, pois neste, vamos falar sobre o Ransomware e como uma Empresa de Segurança da Informação lida com ele. Confira!

O que é um Ransomware?

Uma Empresa de Segurança da Informação deve saber exatamente o que é um Ransomware, que nada mais é do que um malware: código nocivo que se infiltra no sistema com o intuito de furtar informações e causar danos ao aparelho.

Ele age de uma forma que permite aos hackers a obtenção e codificação dos dados do sistema operacional, de maneira que o próprio usuário da máquina não tenha mais como a acessar, pois seu login ficará bloqueado.

Como o Ransomware furta as informações, é comum que os criminosos peçam um valor em dinheiro virtual para fazer a devolução dos dados. Geralmente, a moeda solicitada é o bitcoin, já que as transações feitas com ele são muito mais difíceis de serem rastreadas.

O Ransomware é, ainda, dividido em três tipos:

  • Ransomware Não Criptografado: esta versão é um scareware, que se trata de uma mensagem que ocupa a tela inteira informando que o controle da máquina foi assumido por terceiros; mas, porém, ele não chega a criptografar arquivos, o que torna tranquila a tarefa de eliminá-lo, já que isso pode ser feito por uma simples varredura antiviral;
  • Ransomware Criptografado: ele toma o controle total das informações do sistema e, por meio de mensagem de erro, informa ao usuário a quantia que deve ser paga para que não seja feita a destruição da chave criptográfica;
  • Ransomware em Servidores: capaz de se propagar por meio de servidores das organizações e não é possível de ser eliminado.

Mas como uma Empresa de Segurança da Informação lida com ele?

Uma Empresa de Segurança da Informação deve sempre encontrar soluções imediatas ou preventivas para evitar que isso ocorra com o seu cliente.

Porém, falando de imediatismo, ainda não há uma solução imediata para o problema, depois que o ataque já ocorreu. Existem sim soluções, mas que demoram algum tempo para serem desenvolvidas e aplicadas, uma vez que o Ransomware ainda é considerado um novo tipo de vírus.

Sendo assim, as soluções preventivas acabam sendo a melhor maneira com que uma Empresa de Segurança da Informação lida com o Ransomware, como:

  • Criptografia: se os dados estiverem criptografados, ficarão ilegíveis para quem os roubou;
  • Boa frequência de backups: caso os dados não tenham como ser recuperados, os backups são essenciais.

A melhor Empresa de Segurança da Informação do Brasil

Quando falamos de Empresa de Segurança da Informação, é bastante importante que se contrate uma com experiência no assunto, algo que gera confiabilidade.

Isso é essencial pelo simples fato de que estamos tratando de informações e dados importantes, que podem ser confidenciais, ou até mesmo definirem o futuro de seu negócio.

Pensando nisso, escolha a AX4B! Temos mais de 10 anos de experiência no mercado e estamos sempre prontos para garantir a segurança dos seus dados.

Entre em contato conosco!

4.8/5 - (9 votes)

Visite nosso site