Ataque massivo do Ransomware PETYA

ALERTA: Ataque massivo do Ransomware PETYA

COMPARTILHE

Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Share on print
Share on email

Hoje (27/08), o mundo enfrenta um novo ataque de Ransomware de grandes proporções, com alcance massivo e muito semelhante ao WannaCry, que afetou centenas de corporações pelo mundo durante o mês de Maio. Intitulado Petya, o novo ataque já foi identificado inclusive em infraestruturas brasileiras.

 

De acordo com as primeiras informações, esse novo ransomware faz com que uma vez nos dispositivos, o sistema reinicie e, durante seu reinício, ocorra a criptografia dos arquivos.

 

Em um intervalo de menos de 3 meses, tivemos dois casos de ataques globais de alta escala, reforçando a tendência no aumento de ataques de ransomware, que basicamente “sequestram” os dados da empresa e solicitam uma espécie de resgate para liberá-los. Além do PETYA, uma outra ameaça chamada Cryptolocker também está tirando o sono dos responsáveis de tecnologia e segurança.

 

De acordo com informações da Trend Micro, parceira de segurança da AX4B, o ataque utiliza uma variante do Ransomware denominada “PETYA” – detectada como Ransom_PETYA.TH627.

 

O assunto já está sendo comentado no mundo todo e você pode acompanhar algumas discussões no Twitter seguindo a hashtag #Petya – https://twitter.com/hashtag/petya

 

É importante que as empresas reforcem as políticas e tecnologias de segurança para não correrem riscos maiores de ataques semelhantes. Geralmente ataques massivos como esse atingem empresas de diversos portes, independente da solução de firewall ou sistema operacional.

 

Listamos aqui nesse post algumas medidas para você ficar um pouco mais tranquilo em meio à ataques dessa magnitude. Confira:

 

• Faça backups periódicos;
• Mantenha sua solução de antivírus atualizada;
• Mantenha as atualizações do sistema operacional em dia;
• Implemente uma solução de firewall / IPS;
• Defina políticas efetivas de governança de TI.

 

Se estiver em dúvida sobre a maturidade de segurança dos ambientes de TI, a AX4B pode apoia-lo com um teste de vulnerabilidade e lhe indicar os melhores caminhos.

 

Entre em nosso site ou fale com nossos especialistas pelo email: contato@ax4b.com

Visite nosso site

ENTRE EM CONTATO

Nós te Ligamos