Logo AX4B
Aprenda a se recuperar rapidamente de um ataque de ransomware 

Aprenda a se recuperar rapidamente de um ataque de ransomware 

COMPARTILHE

Os ataques de ransomware são uma ameaça séria para empresas de todos os tamanhos. Assim como falta de energia ou desastres naturais, é essencial ter uma estratégia de recuperação rápida para lidar com esse tipo de incidente.  Mas, vamos-te ajudar a se recuperar rapidamente de um ataque de ransomware.

Recentemente, vários fornecedores do setor de proteção de dados têm anunciado recursos de imutabilidade e detecção de ransomware. Embora essas características sejam importantes, é preciso considerar o tempo de inatividade que pode ser causado pela criação de uma cópia imutável em um disco ativo ou fita. Para os gestores de negócios, a decisão muitas vezes se resume a comparar o valor do resgate exigido pelos invasores com o custo do tempo de inatividade.  

Além disso, é provável que as empresas já tenham ferramentas de detecção e prevenção contra ransomware em vigor. No entanto, se o software de backup é o responsável por detectar o ransomware em um backup feito dias ou semanas atrás, o custo da perda de dados pode ser alto demais para justificar a restauração. Isso não significa que a imutabilidade e a detecção não sejam recursos importantes. A Veeam, por exemplo, leva essas funcionalidades a sério. No entanto, a principal prioridade de qualquer empresa deve ser a capacidade de se recuperar rapidamente em caso de um desastre com ransomware. 

A seguir, apresentamos os recursos de recuperação oferecidos pela Veeam, que podem proporcionar RTOs (Recovery Time Objectives) rápidos e dar às empresas uma chance real de evitar o pagamento de resgates. 


Dicas essenciais para se recuperar rapidamente de um ataque de ransomware:

  1. Réplica de backup: A Veeam oferece a possibilidade de criar uma réplica de máquinas virtuais a partir de backups, mantendo a carga fora do ambiente de produção. Dessa forma, é possível alcançar RTOs mais rápidos, pois as máquinas virtuais em um ambiente de recuperação estão prontas para serem ativadas. 
  1. Recuperação a partir de snapshots de armazenamento: A Veeam permite restaurar arquivos ou máquinas virtuais rapidamente a partir de snapshots de armazenamento. Isso pode ser feito em diversos tipos de armazenamento, como Pure, NetApp, EMC, HPE e outros. A Veeam atua como um catálogo para esses snapshots, fornecendo uma visão detalhada da estrutura de armazenamento e permitindo a recuperação imediata de VMs. 
  1. Recuperação a partir de repositório de alto desempenho: A Veeam é um software flexível e não requer o uso de plataformas de hardware específicas. Embora nem todas as cargas de trabalho precisem ser protegidas em um repositório de alto desempenho, é possível selecionar cargas críticas e fazer backup delas em um repositório que ofereça recuperação instantânea de VMs e RTOs rápidos. 
  1. Recursos de failover/failback: A Veeam também oferece recursos tradicionais de recuperação de desastres (DR) na mesma interface e licença. Isso inclui failover e failback, permitindo uma transição suave entre o ambiente de produção e o ambiente de recuperação. 

Conheça um pouco mais sobre a solução Veeam: https://ax4b.com/veeam/

Vote

Visite nosso site