De construções comerciais às residenciais, Scott Miller, da Remington Development Corporation, usa o pacote de ferramentas do SketchUp para aperfeiçoar o processo de design conceitual.
Saiba como este expert em SketchUp usa suas habilidades para promover avanços em projetos de arquitetura, do design à construção, nesta grande empresa de empreendimentos imobiliários com sede no Canadá.
Conte-nos um pouco da sua experiência nos últimos anos.
Sou designer de arquitetura e estou no setor há mais de duas décadas. Trabalhei para várias empresas de empreendimentos imobiliários, primeiro como estagiário de arquitetura na Dialog e no IBI Group, e agora na Remington Development Corporation, onde já projetei mais de 100 edificações.
No IBI Group, era responsável pelo design conceitual e por gerenciamento de projeto arquitetônicos; trabalhei em cerca de 20 a 30 projetos, facilitando o processo do design conceitual até a documentação de projeto e administração da construção.
Na Remington, trabalho com uma equipe de indivíduos brilhantes e me concentro na fase de design conceitual, investigando oportunidades de desenvolvimento em vários tipos de terrenos ou preparando propostas para oportunidades de arrendamento.
Em minha função atual, o tempo é vital, então conto com várias ferramentas diferentes, dentro e fora do pacote do SketchUp, para executar propostas precisas e oportunas. O ambiente de software que uso diariamente inclui o SketchUp Pro, o Sefaira, o V-Ray e o Adobe Photoshop & Illustrator.
Há quanto tempo você usa o SketchUp e por que opta por continuar usando esta ferramenta em seus projetos?
Uso o SketchUp desde 2008! Comecei usando as funcionalidades básicas do SketchUp para obter ideias de design rapidamente. Com o passar dos anos, desenvolvi minhas habilidades e aprendi a usar o SketchUp para projetos arquitetônicos de construção, plantas de local e planos-mestres.
Quando dominei meu fluxo de trabalho e diversos atalhos, aumentei minha eficiência de forma significativa.
“O SketchUp é um software muito intuitivo, que me ajuda a expandir minhas ideias, e é por isso que continuo a usá-lo. Ele me permite oferecer ao nosso grupo interno e aos nossos clientes várias opções de design rapidamente. Eu também o utilizo para ajudar nosso grupo de construção a entender os custos associados aos projetos propostos, ao mesmo tempo em que garantimos o cumprimento de regulamentos locais de construção.”
Como são as etapas de um projeto de arquitetura típico para vocês?
Com o tempo, aperfeiçoei meu fluxo de trabalho e, assim, passei a modelar mais rapidamente. Normalmente, meu fluxo de trabalho do design à construção começa com uma ideia ou conceito. Esse conceito é então testado em relação a um local e transformado em plantas baixas, em um modelo de massa e, em seguida, em um modelo adequado para renderização.
Dependendo do projeto, posso começar modelando o pavimento padrão, depois transicionar para o andar térreo/principal, com estacionamento abaixo, para, por exemplo, um projeto residencial. Para um edifício de escritórios, a malha estrutural e um estacionamento podem orientar o processo de modelagem. Porém, para todos os projetos, o conceito é o mais importante, e o SketchUp me ajuda a ilustrar essa ideia rapidamente.
Detalhando o meu fluxo de trabalho geral, crio principalmente modelos de massa, que não são muito complexos mas ainda baseados em sistemas de construção da vida real. A partir daí, importo um mapa do local e modelos do 3D Warehouse, o que economiza algum tempo de modelagem do contexto circundante, como estradas, vegetação e móveis.
A extensão Placemaker é muito útil para povoar os modelos com o contexto do local. E todas essas etapas ajudam a ancorar meu modelo em seu ambiente real. Para locais mais complexos, as curvas de nível de um levantamento topográfico / mapeamento são usadas para desenvolver um modelo do terreno, que pode guiar o processo de design inicial.
Uma vez que o modelo 3D é construído, uma malha estrutural é implementada, geralmente envolvendo os engenheiros do RJC, e detalhes são adicionados ao projeto com base nos requisitos de construção do mundo real. Isso me ajuda a determinar o custo do projeto.
Tomadas de área e volume de materiais necessários, como concreto para as fundações do edifício ou áreas de vidro transparentes, são usados para desenvolver os orçamentos para construção. Além disso, uso o SketchUp para revisar a localização e as dimensões de portas, escadas e janelas para garantir que os edifícios que estou projetando atendam aos padrões das normas de construção.
Outro benefício de usar o SketchUp é a capacidade de usar o Sefaira. Durante o estágio conceitual, atribuo valores a paredes, janelas e à fundação para revisar a conformidade com nossas normas nacionais de energia. Embora sejam números mais gerais, eles dão a mim (e ao nosso grupo ou ao nosso cliente) uma ideia aproximada do consumo de energia com base no clima do local, o que pode afetar os materiais propostos. Neste caso, a análise oferece uma base para iniciar as discussões com os nossos engenheiros de sustentabilidade.
Somos capazes de identificar onde podemos ter problemas com perda de energia por meio da envoltória, quais são os nossos limites de requisitos de energia para equipamentos e iluminação ou os valores mínimos para montagens de construção e sistemas de envidraçamento. Depois de concluída a análise de desempenho do edifício, ela é enviada aos nossos engenheiros mecânicos.
Depois que o design é desenvolvido, eu o renderizo por completo no V-Ray. Graças a um computador Boxx com quatro GPUs, isso pode ser feito em minutos. Minha equipe transforma essas renderizações em propostas ou apresentações para análise do cliente.
Para pessoas que não estão acostumadas com CAD ou modelagem 3D, a renderização realmente as ajuda a pré-visualizar a construção, o que é ideal para obter aprovações ou transmitir a intenção do projeto arquitetônico.
“A maioria dos projetos tem restrições de tempo. Com o SketchUp, o V-Ray e o Sefaira, posso fazer tudo isso rapidamente e oferecer diferentes opções de design em tempo real. O SketchUp também me permite fazer detalhes em 3D que podem ajudar na construção do edifício e também no momento de transmitir informações sobre a montagem da edificação para o nosso cliente.”
Aprofundando um pouco mais, o Sefaira te ajudou a economizar dinheiro, e a escolher um tipo de material ou sombreamento em vez de outro?
Geralmente, a conformidade com essas normas de energia nos custa dinheiro, mas a vantagem do Sefaira é que podemos ver quais sistemas precisam de atenção para que possamos alocar nossos esforços nas áreas adequadas. Em termos de materiais, o Sefaira nos ajuda a selecionar materiais e justificar o uso de um determinado sistema.
Por exemplo, o Sefaira mostra as vantagens de usar um bom revestimento de envidraçamento e como isso pode contribuir para uma construção com maior eficiência energética, o que pode justificar o gasto adicional em comparação com a atualização do sistema mecânico. Da mesma forma, quando olhamos para montagens de paredes, podemos ver diretamente como uma parede, telhado ou conjunto de piso bem isolado pode contribuir para a eficiência energética da construção.
Como você colabora com toda a sua equipe?
Cada membro de nossa equipe tem uma função diferente em cada etapa de um projeto do design à construção. Embora eu seja responsável pela fase de design conceitual desses edifícios, também temos membros da equipe que não têm um conhecimento prático do SketchUp ou CAD e que ajudam a compor as apresentações com base em meu trabalho no SketchUp e no V-Ray.
Além disso, temos uma equipe de arquitetos e engenheiros que nos ajudam a interpretar nossas necessidades de análises estruturais, mecânicas, elétricas e até mesmo de energia que iniciamos no Sefaira, o que pode impactar o processo e levar a novas iterações de projeto. Com as mais recentes normas de energia, o consumo precisará ser considerado no estágio conceitual. Trabalhamos juntos, em programas diferentes, com o design inicial a partir do SketchUp. Os arquivos CAD são exportados do SketchUp, ou então fazemos uma limpeza no arquivo do SketchUp para importá-lo em outro software 3D, onde nossos arquitetos geram pranchas para buscar os alvarás de desenvolvimento e construção.
Quais são alguns dos benefícios que você obtém ao usar o SketchUp, o V-Ray e o Sefaira no design conceitual?
“Ser capaz de criar projetos de design detalhados de forma rápida e intuitiva no SketchUp é fundamental para a minha função. Isso é algo que sempre me impressionou: partir de uma ideia arquitetônica, modelá-la e compartilhá-la. Acrescente a capacidade de renderizar de forma fotorrealista os meus modelos 3D e revisar o consumo de energia, e é a combinação perfeita para nos ajudar a fechar contratos, obter a aprovação dos clientes e os alvarás de construção dos órgãos municipais.”
Qual o próximo passo para você e sua equipe? Existem outras tecnologias que você gostaria de explorar?
Temos vários terrenos, e estou animado para conceber novos planos-mestres com projetos arquitetônicos realistas e funcionais. Trabalhar com uma equipe de alto desempenho (olá, Randy, Cody, Jamie e Ryan!) no The Remington Group torna esse trabalho divertido e recompensador. Estou realmente animado para executar alguns projetos multiuso maiores aqui em Calgary e Edmonton, ou em outro lugar.
Dê uma olhada em alguns de nossos projetos ao longo dos anos:
Gostou do nosso conteúdo? Ficou curioso para experimentar as funcionalidades e vantagens do SketchUp? Fale com nosso time de especialistas e usufrua tudo que o SketchUp tem para te oferecer.