Neste artigo, vamos falar das diferenças entre sistemas PDM e PLM bem como os benefícios do uso de um sistema de PLM na indústria.
Diferenças entre sistemas PDM e PLM
Como explicamos no artigo anterior O que é um sistema de PDM? – AX4B, PLM (Product Data Management ou traduzindo, gerenciamento de dados do produto) é uma solução que centraliza dados e processos relacionados a produtos. Os engenheiros utilizam uma solução de PDM para rastrear revisões, gerenciar pedidos de alteração, gerar listas de materiais dentre muitos outros recursos.
Ou seja, a sua utilização é limitada a um pequeno grupo de engenharia.
Já o PLM (Product Lifecycle Management), é uma solução bem mais abrangente, focada no gerenciamento do produto, desde a sua concepção, design, manufatura, qualidade, processos, manutenção até o momento em que o mesmo não é mais produzido. O PLM tem uma aplicação ampliada da gestão de dados e informações, pois engloba todo o ciclo de vida do produto, e não somente a gestão de arquivos, como acontece no PDM.
Veja abaixo como é o cenário de uma empresa sem uma solução de PLM, a informação fica totalmente perdida entre os departamentos, não tem nenhum tipo de rastreamento e não é confiável.
Fonte: Autodesk;
Porém, veja agora como é o cenário em empresas que possuem um sistema PLM, a informação é conectada para todos os setores que dependem daquela informação, existe controle e rastreabilidade, a informação é confiável para a tomada de decisões corretas.
Fonte: Autodesk;
Benefícios do PLM (Product Lifecycle Management)
Um dos principais benefícios do PLM é a integração com outros sistemas existentes dentro da empresa, como CRM e ERP.
Isto possibilita que as informações e documentos gerados nos processos de engenharia, sejam aproveitadas integralmente e diretamente entre os sistemas, não havendo a necessidade de intervenção manual, o que garante totalmente a integridade das informações.
Com esta integração a rapidez no transporte entre os sistemas reduz erros, garante a eficiência do processo e mantem as margens de lucratividade e prazos previstos.
O PLM (Product Lifecycle Management) traz mais uma série de benefícios, proporcionando o real entendimento de todo o ciclo de desenvolvimento e fabricação de seus produtos, assim como:
- colaboração entre diferentes equipes e profissionais;
- visibilidade sobre todo o processo produtivo;
- fonte única de informações;
- informação confiável;
- dados atualizados;
- rastreabilidade;