1 . ACESSAR 3D WAREHOUSE (WEB OU PLUGIN DO SKETCHUP):
Auxilia ainda mais o buscar e analisar melhor as opções de modelos disponíveis. Ao optar pela opção de visualizar o 3D na web, antes de baixar, te dá a possibilidade de verificar a veracidade do modelo exposto anteriormente, podendo assim visualizar a qualidade do modelo antes de baixar.
Você pode ter acesso ao 3D Warehouse web acessando o link a seguir: https://3dwarehouse.sketchup.com/?logout=true
Será necessário realizar o login na plataforma, com seu e-mail e senha válidos, e assim você conseguirá baixar os blocos caso seja necessário, conforme a figura 1.
A ideia de você utilizar as opções de pesquisa ao seu favor. Ao realizar algumas buscas no 3D Warehouse da forma correta, auxilia a verificar qualidade das peças em 3D, mesmo antes de baixar em seu computador. Ao escolher o bloco que deseja utilizar em seu projeto, você seleciona a peça, e clica em “see more details” para ter acesso à algumas informações essenciais do bloco, conforme figura 2.
Figura 2: Detalhes do bloco – 3D Warehouse
Figura 3: 3D model – 3D Warehouse
Feito isso, abrirá outra aba, onde aparecerá em cima da imagem do bloco “3D model”, figura 3. Ao clicar nessa opção você terá visibilidade tridimensional do bloco e assim, conseguirá verificar a qualidade dele, figura 4.
Figura 4: Rotação dos blocos – 3D Wharehouse
2. PESQUISAR PELO NOME DO BLOCO EM INGLÊS E FILTRAR:
Ao utilizar o buscador do 3D Warehouse, aconselhamos realizar a pesquisa através do idioma inglês, com isso, aparecerá várias outras opções de blocos com mais estruturação das peças, figura 5. Os filtros são os nossos melhores aliados na busca do bloco perfeito, existem várias opções dentre elas, podemos utilizar duas com a certeza de que o melhor dos blocos estar por vir! Podemos utilizar os filtros “popularidade” e “curtidas” para poder encontrar com mais facilidade os blocos que necessita, vocês podem ver onde se localiza essa opção de filtros também na figura 5.
Figura 5: Pesquisa em inglês e filtros – 3D Warehouse
- ABAS DE PESQUISA: Essas duas abas que vamos apresentar para vocês, são as principais que sempre vamos utilizar ao buscar os blocos no 3D Warehouse. A aba “produtos”, figura 6, são as próprias marcas que criam os seus modelos e disponibilizam aos seus clientes suas peças já padronizadas com o que tem disponível em loja, sensacional, né? Então podemos utilizar isso ao nosso favor, porque vamos ter a certeza de que a qualidade dos blocos vai ser garantida. O cliente pode ver exatamente a peça que vai adquirir na loja e o arquiteto e/ou design, ganha tempo de projeto, sem precisar desenhar a peça do zero. A aba “coleções”, figura 6, são os próprios usuários que criam álbuns de acordo com aquela categoria que pesquisou, consequentemente, são blocos de boa qualidade. Quem iria criar uma lista de blocos que não utilizaria, não é mesmo?
Figura 6: Abas produtos e coleções – 3D Warehouse
Quando escolhemos uma das coleções demonstradas, aparecem vários outros modelos que foram adicionados aquela lista, então abre o nosso leque de opções para escolher o bloco que seja perfeito para o nosso projeto, como podem ver na Figura 7.
Figura 7: Blocos dentro das coleções – 3D Warehouse
Realizei um comparativo para vocês conseguirem visualizar melhor a diferença entre um bloco que trabalhamos as configurações da plataforma ao nosso favor, figura 8 e outra, figura 9, que apenas buscamos de forma padrão o mesmo item. Uma diferença gigante, não é mesmo?
Figura 8: Bloco perfeito – 3D Warehouse
Figura 9: Bloco com menos detalhes
4. PURGE NOS MODELOS: Por último, mas não menos importante. Assim que baixarmos os blocos que escolhemos, podemos realizar um PURGE na peça, figura 10 e figura 11, assim conseguimos excluir tudo aquilo que não utilizaremos, mas ficou oculto no momento da criação da peça. Ele também remove todas as linhas soltas, materiais não usados, erros de geometria, e consequentemente deixa o arquivo mais leve.
Vocês podem verificar que, baixamos um bloco de qualidade e mesmo assim tinha itens que podem ser excluídos sem perca na peça, podem ver a diferença comparando a figura 11 e a figura 12.
Figura 10: Passo a passo PURGE – 3D Warehouse
Figura 11: Passo a passo PURGE – 3D Warehouse
Figura 12: Comparativo após o PURGE – 3D Warehouse