Neste segundo artigo, começaremos a aprofundar o que significa a implementação de um sistema PLM dentro de uma empresa, como os benefícios adquiridos.
Eficiência e confiabilidade são palavras-chave quando se trata desta tecnologia.
O que é um sistema PLM?
Conforme abordamos no primeiro artigo desta série, a tecnologia PLM é um sistema capaz de rastrear e unificar as informações referentes ao desenvolvimento de um produto, abordando todo o seu ciclo de vida. Portanto, dados sobre a ideia, concepção, fabricação e até a manutenção, são gerenciadas dentro deste sistema.
Essas informações são integradas com departamentos dentro da empresa, garantindo que pessoas e processos envolvidos trabalhem com informações atualizadas e confiáveis. Além disso, a colaboração é simplificada, já que o PLM se comunica com outras ferramentas, como o CRM e o ERP.
Benefícios do PLM (Product Lifecycle Management ou Gerenciamento do Ciclo de Vida do Produto)
Como comentado anteriormente, um dos principais benefícios do PLM é a integração com outros sistemas existentes dentro da empresa, como CRM e ERP.
Isto possibilita que as informações e documentos gerados nos processos de engenharia, sejam aproveitadas total e diretamente entre as ferramentas, não havendo a necessidade de intervenção manual, o que garante totalmente a integridade das informações.
Com esta integração a rapidez no transporte entre os sistemas reduz erros, garante a eficiência do processo e mantem as margens de lucratividade e prazos previstos.
O PLM (Product Lifecycle Management) traz mais uma série de benefícios, proporcionando o real entendimento de todo o ciclo de desenvolvimento e fabricação de seus produtos, assim como:
- Colaboração entre diferentes equipes e profissionais;
- Visibilidade sobre todo o processo produtivo;
- Fonte única de informações;
- Informação confiável;
- Dados atualizados;
- Rastreabilidade.
Como consequência dessa série de benefícios, obtém-se principalmente reduções de tempo e custos nas tarefas, ganhando eficiência no processo.