Descubra exemplos de utilização do RPA!

Descubra exemplos de utilização do RPA!

COMPARTILHE

Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Share on print
Share on email

Está com dúvida sobre como as soluções de RPA podem auxiliar a sua empresa? Então confira este artigo até o final para ter as respostas que precisa!

Porém, antes, vamos entender do que se trata o RPA:

O que é RPA?

RPA, ou Robotic Process Automation, é uma ferramenta de automatização de processos. Através dessa tecnologia, os robôs executam as atividades, da mesma forma que um humano. Todos os processos que não demandam reflexão ou criatividade realizados através de um computador podem ser automatizados.

Os robôs são programados para realizar ações como se fosse um usuário. Entre as principais atividades realizadas através do RPA estão: cobrança de clientes, processamento de pedidos, atualização de perfis de clientes, envio de notificações, geração de relatórios de conformidade, checagem de banco de dados e até mesmo coleta de informações.

E como o sistema ajuda as empresas, de fato?

Com o RPA, as companhias podem automatizar uma ampla gama de processos com mais rapidez do que seria possível realizar com força humana. Os bots são capazes de tomar decisões inteligentes, baseadas em lógicas pré definidas e terão capacidade de interpretar processos, manipular dados, iniciar ações e realizar comunicação com outros sistemas de forma independente.

Para a implementação do RPA, é necessário elencar as necessidades internas da companhia, implementar um piloto e gerenciar o ciclo de vida da ferramenta. 

A adoção de RPA, historicamente, é predominante em indústrias onde os dados devem ser inseridos manualmente como contratos e outros documentos. Muitos desses locais utilizam mais de um sistema legado, sem integração entre si e que necessitam que os dados sejam passados de um para o outro.

Os bots do RPA também permitem que as tarefas sejam rastreadas e monitoradas para que empresas sejam consistentes em seus processos de auditoria e regulamentações.

Outras vantagens dos softwares de automação é que são capazes de aprender tarefas por conta própria, é escalável, tem fácil integração com sistemas legados e em nuvem.

Para que tudo isso funcione de forma adequada a estratégia de criação dos bots devem abranger modelo de governança, modelo operacional, estrutura organizacional e estratégia de alterações na solução de RPA, caso seja necessário realizar mudanças.

Alguns exemplos de utilização do RPA

Porém, para que tudo fique mais claro, preparamos aqui alguns exemplos de utilização da tecnologia RPA, visando mostrar a você que as áreas abrangidas por ele são variadas! Veja:

  • Cobrança de clientes: com o RPA, a cobrança de clientes, que antes poderia ser um processo extremamente demorado, acaba sendo automatizado, já que os bots analisam e cobram com agilidade, através do Deep Learning;
  • Processamento de pedido: processar um pedido pode ser algo demorado, da mesma forma que as cobranças. Porém, com as tecnologias de RPA, o pedido feito pelo cliente é enviado diretamente à equipe de vendas, ou seja, tudo se torna mais direto;
  • Envio de notificações: também através de Deep Learning, é possível programar os bots para enviarem as notificações corretas para cada consumidor, inclusive enviando respostas para o setor correto da empresa, caso o robô não consiga responder sozinho a uma dúvida específica;
  • Checagem de banco de dados: atualmente, os bancos e dados armazenados digitalmente, fazem parte de empresas de todos os portes. Porém, quando há a necessidade de encontrar um arquivo/ informação específico(a), realizar isso manualmente pode gerar uma arraso enorme. Assim, o RPA localiza com facilidade e agilidade o que se deseja, como um assistente;
  • Coleta de informações: no mesmo caminho do banco de dados, muitas empresas (como pode ser a sua), se utilizam de formulários ou criação de contas dentro do site para que a pessoa possa comprar/ utilizar os seus serviços. Assim, claro, há uma coleta de informação que, se realizada pelo RPA, pode trazer resultados incríveis, sempre com rapidez, como falamos durante todo o artigo.

Adquira as soluções de RPA da sua empresa com a AX4B!

Todos os benefícios citados que são fornecidos pelas tecnologias de RPA, só podem realmente ser garantidos se a empresa que estiver por trás, proporcionar qualidade e agilidade, principalmente, na implementação.

Por isso, conte com a AX4B para implementar as soluções de RPA dentro de seu negócio!

Fale conosco para saber mais!

Vote

Visite nosso site

ENTRE EM CONTATO

Nós te Ligamos