Logo AX4B
Conheça as novidades do SketchUp Pro 2021

Conheça as novidades do SketchUp Pro 2022

COMPARTILHE

Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Share on print
Share on email

Neste artigo, separamos para você as principais novidades divulgadas pela Trimble, dentro do SketchUp Pro 2022.

O lançamento do “novo” software traz grandes avanços na maneira de se pensar design, arquitetura, engenharia e construção; isso porque a atualização inclui novas ferramentas, recursos, inovações e melhorias para potencializar seu uso do SketchUp.

Confira as novidades na plataforma SketchUp Pro para 2022!

Agora quem recebe você no SketchUp Pro 2022 é o Niraj Poudel. O Niraj já fez parte da equipe do Sketchup em 2014, sendo uma figura chave da equipe de customer success. Ele é uma figura que adora ajudar as pessoas a otimizar o seu fluxo de trabalho no Sketchup. 

Niraj gosta de estar no ar livre e encontrar novas formas de trazer um sorriso ao rosto da sua filha no seu tempo livre. É apaixonado pelo design sustentável no seu estágio inicial. 

Logo Transformation

O SketchUp Pro 2022 mantém as atualizações feitas no logo, que foram realizadas inicialmente na versão 2021.

Após oito anos de crescimento e evolução, muito pensamento entrou nessa nova marca, como disse um dos diretores: “queríamos algo simples, mas avançado, que representasse nossa fundação de marca. A mudança para azul nos liga à maior família Trimble, e a simplicidade do cubo é construída usando ferramentas avançadas dentro do programa. Isso mesmo, você pode finalmente modelar o logotipo no SketchUp”.

Uma nova maneira de começar com o SketchUp 2022

Com mais de 150.000 assinantes modelando nos eixos, a SketchUp continua mais comprometida do que nunca em fornecer as ferramentas 3D de alta qualidade, robustas e acessíveis que você precisa para continuar a prosperar e inovar.

SketchUp 2022 traz uma maneira mais nova e com conhecimento climático para iniciar projetos, melhor organização de modelos e objetos inteligentes e configuráveis para modelagem ágil.

A marca ainda construiu recursos na versão mais recente que solidifica as bases de seus projetos mais complicados de AEC.

Pesquisar no Sketchup

Essa função só era possível através do Sketchup para Web, mas agora é um recurso que está dentro da versão 2022, permitindo localizar e ativar rapidamente os comandos nativos e extensões instaladas.

A nova funcionalidade permite, ainda, que você não gaste muito tempo tentando encontrar ou lembrar das ferramentas do Sketchup, pois basta pesquisar e digitar o nome que está relacionado ao fluxo de trabalho, encontrando-o de maneira rápida. 

Tudo isso, além de possibilitar que o seu colaborador se familiarize com a interface do usuário e o conjunto de ferramentas, permitindo que você se concentre no seu design ao invés de encontrar uma ferramenta.

Seleção de laço

A ferramenta de seleção de laço permite que o usuário desenhe o limite da seleção personalizada sem precisar reorientar a câmera. Essa nova atualização permite criar seleções discretas em uma operação de “clicar e arrastar” muito mais eficiente do que com entradas de canetas.

Ferramenta de Tag

Simplifique a organização do modelo usando a Tag, permitindo clicar nos objetos, entidades ou entidades pré-selecionadas para aplicar tags. Com esta ferramenta, você pode acelerar o processo organizando o modelo marcando objetos diretamente na janela de modelagem. 

Mão Livre

A atualização feita na ferramenta Freehand, permite uma entidade de curvas mais suaves, garantindo que você crie linhas desenhadas organicamente com uma variação mais natural.

Com a saída da ferramenta sendo mais suave, ela cria mais segmentos. Por exemplo, imediatamente após criar uma curva você pode diminuir a segmentação dessa curva, de forma incremental. O programa Sketchup proporciona um feedback visual a cada incremento.

Seleção de zoom

Quando as páginas do Layout crescem em detalhes e complexidade, pode ser difícil de localizar e navegar com a funcionalidade de rolagem para zoom. Com a nova atualização você pode pular para o nível de zoom desejado em determinada seleção feita dentro do software.

Rótulos de texto automático baseados em viewport

Além dos rótulos existentes que extraem atributos de componentes das viewports do Sketchup no Layout, introduzimos novas tags de Auto-Texto que podem ser selecionadas com o Auto-Text na criação de rótulos ou rótulos de modelo.

Pré-Design

Em 2021 o SketchUp trouxe uma nova plataforma que atua muito além de um software comum de design e arquitetura, e essas funções continuam no programa em 2022. Profissionais de arquitetura, engenharia e construção, buscam uma realidade onde haja uma harmonia entre o ambiente construído e o ambiente natural. Essa sinergia requer uma compreensão abrangente do contexto de um local, antes que os planos sejam traçados. É aí que entra o PreDesign. Esta nova ferramenta de pesquisa climática ajuda você a entender e tomar decisões baseadas no ambiente geográfico antes de começar a modelar em 3D.

Puxando dados meteorológicos específicos do local, o PreDesign sugere respostas arquitetônicas apropriadas para seu projeto. Os diagramas intuitivos do caminho do sol mostram as áreas do local que precisam ser protegidas do superaquecimento.

E isso não apenas sinaliza os problemas.

O Pré-Design sugere estratégias eficazes de vidro, sombreamento e iluminação superior para cada rosto do seu edifício.

Este recurso atua como parte da maior atualização do SketchUp Pro 2022, para inspirar e melhorar sua narrativa de design com observações climáticas significativas, evitando parte do levantamento pesado dentro do seu fluxo de trabalho para garantir que você inicie cada projeto na direção certa.

Ao acertar no início, você evitará desperdiçar seu tempo de projeto e recursos, evitando assim retrabalhos.

Depois de passar os detalhes para o seu site e projetar um modelo arquitetônico preciso, o próximo passo natural é trazer dados do site do mundo real para o seu modelo com Add Location.

Trazendo imagens aéreas de alta qualidade para colocação precisa do site, agora você pode fornecer dados contextuais do site, levando seu produto final para o próximo nível graças a essas atualizações do SketchUp 2022. 

Trabalhar com Add Location garante que você está projetando com as informações mais precisas possíveis, configurando-o para o sucesso do design.

Melhore o gerenciamento de tags no SketchUp

Sabemos que gerenciar longas listas de tags e cenas pode ser desgastante – especialmente com modelos complexos. É por isso que ajudamos você a se manter organizado com Tag Folders no SketchUp Pro e no LayOut.

Use tags para configurar modelos para cenários de design, documentação, relatórios ou apenas para visualização, achamos que será muito mais fácil localizar e trabalhar com tags quando começar a agrupá-las em pastas. Você também pode controlar a visibilidade de todas as tags em uma pasta para ligar e desligar de uma vez só grandes elementos de seu modelo.

Na plataforma do SketchUp Pro 2022, a filtragem de tags é possível!

Agora você pode se concentrar rapidamente em uma tag específica. Se suas tags forem organizadas com uma ordem de nomenclatura, há a possibilidade de filtrar rapidamente seus prefixos para selecionar tags semelhantes e organizá-las em uma pasta.

Para garantir que o fluxo de trabalho esteja operando no máximo desempenho, a SketchUp também trouxe alguns recursos úteis para jogar na versão SketchUp mais recente com alternativas de inferência linear para a ferramenta Line.

A capacidade de alternar inferências lineares dentro e fora do projeto, facilita um melhor controle sobre o desenho da linha para que você possa desenhar bordas sem ser encaixado em uma inferência. O comando nativo ‘Weld Edges’ permite que você se junte a bordas e arcos em uma única polilinha sem instalar uma extensão.

Componentes ativos no SketchUp

Agora é possível configurar os componentes em tempo real. Você poderá ajustar materiais, largura, comprimento, altura e muito mais, este novo componente trará mais eficiência ao fluxo de trabalho.

O uso desse tipo de componente permite maior expansibilidade do projeto e beneficia uma ampla variedade de casos de uso, incluindo configuração arquitetônica, projeto de interiores, modelagem as-built, planejamento de espaços e iterações rápidas de conceitos ou estética.

Programados com uma lógica de modelagem que controla sua geometria, os Componentes ativos são objetos configuráveis que se configuram em tempo real.

O que isso realmente significa?

O uso de Componentes ativos com a atualização SketchUp 2022 permite maior escalabilidade de projetos e beneficia uma ampla gama de casos de uso, incluindo configuração arquitetônica, design de interiores, modelagem construída, planejamento de espaço e iterações rápidas de conceito ou estética.

Os Componentes ativos podem ser encontrados no 3D Warehouse e agora estão disponíveis para você baixar e configurar apenas no SketchUp com a versão mais recente do SketchUp.

Depois de selecionar um Componente ativo, você pode inseri-lo diretamente no seu modelo, onde você pode controlar os parâmetros do componente na caixa de diálogo ‘Configurar componente vivo’. À medida que você ajusta parâmetros, o Componente ativo é redesenhado para atender às suas necessidades. Confira o Skill Builder que mostra todas as etapas que você precisa para trazer componentes ativos para o seu fluxo de trabalho.

Implemente o Sketchup Pro 2022 em sua empresa!

Um brinde a um começo sólido para 2022 com novas atualizações do SketchUp!

Não há dúvidas de que 2021 teve um impacto profundo no mundo e continuará a moldar quem somos e o que fazemos daqui para frente. É importante para nós que aprendamos com essas experiências e continuemos a construir uma base forte – dentro e fora do eixo – à medida que olhamos para o futuro.

Quer saber mais sobre o SketchUp Pro 2022? Acesse o site da AX4B e tenha todas as informações!

4.8/5 - (52 votes)

Visite nosso site

ENTRE EM CONTATO

Nós te Ligamos