Logo AX4B

Primavera P6 ou MS Project?

COMPARTILHE

Muitas pessoas perguntam e pedem para fazer comparações entre o Primavera e o MS Project. Em primeiro lugar, é necessário definir se quer comparar a ferramenta instalada em rede ou standalone.

COMPARAÇÃO JUSTA

Não faça comparações do P6 EPPM com software stand alone como o MS Project, por exemplo. Seria uma comparação completamente errada e injusta!

A comparação certa deve ser de:  EPM x EPM e Stand Alone x Stand Alone.

Caso você quisesse comparar o Primavera P6 com o MS Project, a comparação correta seria:

EPM:  Primavera EPPM x MS-EPM

Stand Alone: Primavera Contractor ou Primavera P6 Standalone x MS-Project.

NOMES DE AMBAS FERRAMENTAS PARA SEUS PRODUTOS STANDALONE E EM REDE 

AGORA, VEJAMOS ALGUMAS DAS PRINCIPAIS DIFERENÇAS: 

DIFERENÇAS EM QUANTIDADES DE VERSÕES E ATUALIZAÇÕES PARA MELHORAMENTO: 

Agora vamos aos mitos

MITO 1: PRIMAVERA É SÓ PARA PROJETOS GRANDES

Realmente o Primavera é um software que se comporta com excelente performance para projetos grandes. Porém, projeto, seja grande ou pequeno, projeto é projeto! A ferramenta é para gerenciar projetos em geral, seja de 20 atividades ou de 100.000 atividades.

MITO 2: PRIMAVERA TEM FUNCIONALIDADES DEMAIS E É COMPLICADO

Isto só aconteceria caso durante a implantação não houver a delimitação ao nível do usuário. O que acontece é que realmente o Primavera é bastante completo e as vezes por questão de maturidade das pessoas envolvidas no projeto, deve-se limitar os perfis. Se não fizer isto, todas as funcionalidades ficarão liberadas para o usuário, que, se não estiver com maturidade suficiente em Gerenciamento de Projetos, achará complicado.

Porém, para gerentes de projetos profissionais, geralmente amam as funcionalidades que a ferramenta oferece. Ou seja, uma consultoria de implantação é importante para delimitar os perfis de acesso, de acordo com as características de cada usuário.

MITO 3: PRIMAVERA É SÓ PARA PROJETOS DE ENGENHARIA, ESPECIALMENTE DE CIVIL, EMPRESAS DE CONSTRUÇÃO

Realmente, o Primavera Enterprise P6 possui excelente reputação nas empresas de Construção usuárias da ferramenta. Mas o Primavera é para gerenciar projetos de qualquer seguimento.
Tanto que existem usuários de Primavera no Brasil na área de engenharia, como mineradoras, siderúrgicas, área de petróleo e gás, mas também tem usuários de outros setores como grandes bancos, empresas de TI, e até redes de televisão, empresas de seguros, TRE, institutos de pesquisa. Ou seja, onde tem projeto, pode ter Primavera.

MITO 4: PRIMAVERA É MUITO MAIS CARO

No Primavera P6 ainda há o licenciamento Perpétuo, mas o uso do Primavera P6 Cloud está cada vez maior, e o processo de licenciamento é bem mais acessível, como se fosse “uso por aluguel”, o que é também chamado de uso por assinatura, que dá acesso aos últimos releases/atualizações, suporte, segurança e menor custo, pois não precisam de infraestrutura de TI como servidor próprio, banco de dados próprio.

A Microsoft está no mesmo caminho, pois no final de setembro 2021 a Microsoft  também anunciou um lançamento para este semestre ainda: as novas versões para o conjunto do Project Server, SharePoint Server, Exchange Server, Skype for Business Server, esta nova versão está prevista para o segundo semestre de 2021. O que deve mudar é que os novos programas só estarão disponíveis através da compra de licença por assinatura, que dá direito a acesso a suporte, atualizações, segurança e patches.

Por Joyce Gomes da Silveira

4.8/5 - (86 votes)

Visite nosso site

ENTRE EM CONTATO

Nós te Ligamos