Logo AX4B

Primavera P6 ou MS Project?

COMPARTILHE

Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Share on print
Share on email

Muitas pessoas perguntam e pedem para fazer comparações entre o Primavera e o MS Project. Em primeiro lugar, é necessário definir se quer comparar a ferramenta instalada em rede ou standalone.

COMPARAÇÃO JUSTA

Não faça comparações do P6 EPPM com software stand alone como o MS Project, por exemplo. Seria uma comparação completamente errada e injusta!

A comparação certa deve ser de:  EPM x EPM e Stand Alone x Stand Alone.

Caso você quisesse comparar o Primavera P6 com o MS Project, a comparação correta seria:

EPM:  Primavera EPPM x MS-EPM

Stand Alone: Primavera Contractor ou Primavera P6 Standalone x MS-Project.

NOMES DE AMBAS FERRAMENTAS PARA SEUS PRODUTOS STANDALONE E EM REDE 

AGORA, VEJAMOS ALGUMAS DAS PRINCIPAIS DIFERENÇAS: 

DIFERENÇAS EM QUANTIDADES DE VERSÕES E ATUALIZAÇÕES PARA MELHORAMENTO: 

Agora vamos aos mitos

MITO 1: PRIMAVERA É SÓ PARA PROJETOS GRANDES

Realmente o Primavera é um software que se comporta com excelente performance para projetos grandes. Porém, projeto, seja grande ou pequeno, projeto é projeto! A ferramenta é para gerenciar projetos em geral, seja de 20 atividades ou de 100.000 atividades.

MITO 2: PRIMAVERA TEM FUNCIONALIDADES DEMAIS E É COMPLICADO

Isto só aconteceria caso durante a implantação não houver a delimitação ao nível do usuário. O que acontece é que realmente o Primavera é bastante completo e as vezes por questão de maturidade das pessoas envolvidas no projeto, deve-se limitar os perfis. Se não fizer isto, todas as funcionalidades ficarão liberadas para o usuário, que, se não estiver com maturidade suficiente em Gerenciamento de Projetos, achará complicado.

Porém, para gerentes de projetos profissionais, geralmente amam as funcionalidades que a ferramenta oferece. Ou seja, uma consultoria de implantação é importante para delimitar os perfis de acesso, de acordo com as características de cada usuário.

MITO 3: PRIMAVERA É SÓ PARA PROJETOS DE ENGENHARIA, ESPECIALMENTE DE CIVIL, EMPRESAS DE CONSTRUÇÃO

Realmente, o Primavera Enterprise P6 possui excelente reputação nas empresas de Construção usuárias da ferramenta. Mas o Primavera é para gerenciar projetos de qualquer seguimento.
Tanto que existem usuários de Primavera no Brasil na área de engenharia, como mineradoras, siderúrgicas, área de petróleo e gás, mas também tem usuários de outros setores como grandes bancos, empresas de TI, e até redes de televisão, empresas de seguros, TRE, institutos de pesquisa. Ou seja, onde tem projeto, pode ter Primavera.

MITO 4: PRIMAVERA É MUITO MAIS CARO

No Primavera P6 ainda há o licenciamento Perpétuo, mas o uso do Primavera P6 Cloud está cada vez maior, e o processo de licenciamento é bem mais acessível, como se fosse “uso por aluguel”, o que é também chamado de uso por assinatura, que dá acesso aos últimos releases/atualizações, suporte, segurança e menor custo, pois não precisam de infraestrutura de TI como servidor próprio, banco de dados próprio.

A Microsoft está no mesmo caminho, pois no final de setembro 2021 a Microsoft  também anunciou um lançamento para este semestre ainda: as novas versões para o conjunto do Project Server, SharePoint Server, Exchange Server, Skype for Business Server, esta nova versão está prevista para o segundo semestre de 2021. O que deve mudar é que os novos programas só estarão disponíveis através da compra de licença por assinatura, que dá direito a acesso a suporte, atualizações, segurança e patches.

Por Joyce Gomes da Silveira

4.8/5 - (86 votes)

Visite nosso site

ENTRE EM CONTATO

Nós te Ligamos