Top
post filmes tecnologia

10 filmes para os amantes de tecnologia

Todo mundo gosta de assistir um filme para relaxar e, além de entreter os telespectadores, muitos deles trazem uma grande quantidade de informações e inovações que já se tornaram realidade ou são um prenuncio do futuro na tecnologia.

 

No post de hoje falaremos de 10 filmes que os amantes de tecnologia devem assistir para refletir sobre as mudanças que ocorreram durante as décadas de revolução tecnológica e o que está por vir.

 

2001 – Uma odisseia no espaço

Um clássico dos filmes cults, foi dirigido por Stanley Kubrick em 1968.
2001 uma odisseia no espaço conta a estória de uma máquina que se rebela contra os homens durante uma expedição espacial. O HAL é um sistema de inteligência artificial e pode ser comparado com a Siri (desenvolvida pela Apple), Cortana (Microsoft) e por aí vai. O longa contou com ajuda de mais de 50 organizações para prever como seria a tecnologia 31 anos após seu lançamento, sendo que algumas delas se tornaram realidade!

 

Blade Runner

Outro clássico do cinema, o filme protagonizado pelo Harrison Ford conta a estória de um caçador de androides que estão disfarçados entre os seres humanos. Além do ambiente futurista, a obra traz a reflexão sobre o papel e importância do ser humano em um mundo que está sendo dominado pelas máquinas.

 

Matrix

A trilogia de filmes das irmãs Wachowski, baseada no livro Neuromancer, cria um mundo alternativo onde os humanos vivem em uma realidade virtual e são utilizados como recurso para produção de energia. Um grupo de humanos rebelde, então, recruta Neo para acabar com o controle das máquinas sobre suas vidas.

 

O jogo da imitação

Alan Turing foi um matemático brilhante que liderou a equipe responsável por desvendar os códigos que os alemães utilizavam para se comunicar durante a segunda guerra mundial, revelando a localização das tropas e o planejamento dos ataques. A máquina criada por Turing para combater a “Enigma” foi uma das precursoras do computador e foi responsável por acabar com a guerra mais cedo.

 

Ex Machina

Um jovem programador ganha um concurso para participar de um experimento inovador na inteligência artificial avaliando as qualidades humanas de um robô humanoide que tem capacidade de confundir com sentimentos humanos. Um jogo de sedução, sobrevivência e disputa de poder que vale a pena assistir!

 

Banking on Bitcoin

Sabe como nasceu a criptomoeda? Então vale a pena assistir esse documentário. A produção entrevista economistas, desenvolvedores, entusiastas, entre outros profissionais, para contar como surgiu a ideia de criar essa nova forma de transação monetária e explora os problemas enfrentados pela indústria do bitcoin.

 

Ela

Theodore Twombly é um homem comum que se apaixona pelo sistema operacional de seus aparelhos. Parece bobo, mas o filme aborda de forma muito profunda a relação íntima entre um ser humano solitário e um sistema de inteligência artificial com machine learning, além de indicar como nossas relações com os dispositivos eletrônicos podem ser diferentes no futuro.

 

Codegirl

Ainda há um preconceito muito grande na indústria tecnológica em relação às mulheres. Codegirl acompanha a trajetória de um grupo de garotas de diversas partes do mundo, em uma competição de programação.

 

Steve Jobs – O homem e a máquina

Steve Jobs, um dos criadores da Apple foi retratado em uma série de filmes e programas. Não tem como ser fã de tecnologia e não saber nada sobre um dos principais responsáveis pelos dispositivos que usamos atualmente. Esse documentário tenta mostrar a forma de pensar de Steve Jobs e como ele conseguiu desenvolver esses produtos.

Também aborda sua influência no Vale do Silício e na tecnologia como um todo.

 

Outros dois filmes que valem seu tempo são Jobs e Steve Jobs que falam sobre a vida do empreendedor em duas visões diferentes.

 

Minority Report

Em 2054, um sistema possibilita prever assassinatos antes mesmo de serem cometidos, dessa forma os criminosos são presos antes que os crimes se tornem reais e não haja mais homicídios na cidade. O problema é que um dos agentes descobre que ele mesmo irá cometer um assassinato e põe à prova a confiabilidade do sistema.

Sem comentários

Desculpe, não é possível comentar nesse post.

Informações por e-mail
Preencha o formulário abaixo e aguarde que nossos especialistas entrarão em contato:
Os campos marcados com um * são obrigatórios
Ligamos para você
Informe seus dados de contato, escolha uma data e um de nossos especialistas ligará para você.
Os campos marcados com um * são obrigatórios