Top

5 critérios para considerar na escolha de um ERP

O ERP é um sistema de gestão empresarial que controla todas as atividades administrativas e operacionais, permitindo que a organização acompanhe o faturamento, balanço, fluxo de caixa, inventário de estoque e outras funções em tempo real.

 

Com os adventos tecnológicos e o mercado cada vez mais competitivo, as empresas tem o grande desafio de encontrar estratégias para se destacar, aumentando a rentabilidade e reduzindo custos. Uma das medidas para que esses objetivos sejam alcançados é escolher uma plataforma de ERP que se adeque às necessidades da sua companhia.

 

Um software inadequado representa trabalho em dobro, não somente será necessário obter uma nova ferramenta, como o tempo utilizado na mudança de sistema e implantação gera altos custos para a operação. Nesse post trouxemos 5 dicas do que deve ser analisado antes de contratar um ERP.

 

1 – Considerar investimentos de infraestrutura

 

Contratar a ferramenta mais cara não garante a qualidade do sistema, assim como o ERP com menor preço pode não atender suas principais necessidades. É importante considerar as vantagens e desvantagens de cada opção disponível e qual melhor modelo de contrato de licenciamento é mais benéfico para a sua empresa.

 

É preciso ressaltar que, ainda que algumas empresas sejam resistentes ao ERP na nuvem, a migração para esse modelo eventualmente se tornará imprescindível em todos os modelos de negócio e é preciso avaliar com minúcia se as versões on-premise são o melhor modelo.

 

Para quem ainda não está totalmente confortável com essa abordagem, é possível escolher uma solução híbrida que demanda um investimento menor e deixa parte dos seus ambientes em nuvem e outra parte alocado no seu datacenter local.

 

2 – Facilidade de integração com outros sistemas, que é essencial para ERPs.

 

Quem utiliza ERP, costuma também utilizar outros sistemas para manter todas as operações funcionando. A instituição, por exemplo, pode utilizar um software de gestão comercial como o CRM, e é essencial que as duas plataformas conversem entre si e que os dados sejam atualizados automaticamente em todas aplicações.

 

Essa integração de ERP e outros sistemas potencializa o controle de dados e ações gerenciais, garantindo sincronicidade nas informações e processos. Escolher uma ferramenta que permita realizar a integração com outros sistemas da casa, aumenta a eficácia do negócio e redução de custos, já que as equipes não precisarão registrar informações duas vezes em sistemas diferentes, economizam tempo e podem focar nas atividades mais operacionais.

 

3 – Aderência do produto com os negócios

Realize um levantamento das necessidades da empresa para sair à busca do ERP especializado no segmento em que você atua. Se a sua empresa é do ramo imobiliário, por exemplo, procure por um software que terá todos os módulos que a corretora precisa para realizar suas atividades.

 

4 – Analise as funcionalidades desejadas

Analise também se a companhia irá precisar de um sistema com módulos que estão fora do escopo de seu setor. Uma empresa focada em logística pode também demandar um modulo de recursos humanos para administrar o RH da empresa, gerenciando benefícios, histórico de salários e controle de absenteísmos, além de fazer controle de cargas e saída de mercadorias e outras atividades relacionadas ao setor logístico.

 

5 – Estrutura da consultoria que irá realizar a implantação

Após a escolha da ferramenta é importante contratar um fornecedor com um time qualificado para realizar a implantação do sistema. Dê preferência para parceiros que tenham um time de consultores qualificados que poderão desenvolver um projeto, sanando todas as dores que a operação possua ou que possa vir a ter, além de um simples técnico no sistema.

Sem comentários

Desculpe, não é possível comentar nesse post.

Informações por e-mail
Preencha o formulário abaixo e aguarde que nossos especialistas entrarão em contato:
Os campos marcados com um * são obrigatórios
Ligamos para você
Informe seus dados de contato, escolha uma data e um de nossos especialistas ligará para você.
Os campos marcados com um * são obrigatórios