O inovador designer Bob Pineo, da Design Develop LLC, uma empresa de serviços completos de arquitetura, trabalha no setor há mais de 20 anos. A empresa que ele ajuda a administrar tem escritórios em Charlottesville e Baltimore, nos Estados Unidos. Eles usam o SketchUp e a tecnologia de laser scan e nuvem de pontos da Trimble para executar e expandir os negócios, acelerando seu fluxo de trabalho em uma gama de projetos de design dos menores aos maiores. Acompanhe a conversa com Bob e toda a equipe da DD e conheça o histórico da empresa e seu processo supereficiente.
Conte-nos um pouco sobre sua experiência e como você começou no SketchUp:
Minha formação é relacionada à construção civil e, mais adiante na minha carreira, me envolvi mais com design. Naquela época, eu usava documentação CAD para comunicar os projetos aos clientes, mas rapidamente percebi que a maioria deles tinha dificuldade em entender esses esquemas técnicos em 2D.
“Passei a usar somente o SketchUp e o Lumion porque me ajudaram a falar a mesma língua que meus clientes: o 3D. Uso o SketchUp há mais de 15 anos!”
O SketchUp é uma ferramenta muito versátil, e permite que nossa equipe faça modificações rapidamente usando feedback direto dos clientes. Com o SketchUp, posso pegar minhas ideias conceituais e transformá-las em um design, e depois atualizar esse design conforme os detalhes mudam.
É muito natural e flexível, que é o que nossa empresa precisa. Também usamos o SketchUp como ferramenta 3D de “treinamento” para arquitetos. Acredito que quanto mais você conceitua um espaço e faz iterações, melhor arquiteto você se torna. Sempre existem centenas de maneiras de projetar algo, por isso é bom treinar para ser capaz de explorar essas opções.
Contrariando a crença popular, acredito que o SketchUp é mais do que apenas uma ferramenta de apresentação; ele é uma ferramenta que nos ajuda a entender um espaço antes de começarmos a apresentar ideias.
SketchUp sendo usado em um projeto comercial. Projeto: Consultório dentário Sapon and Swisher
Fale um pouco sobre a empresa e quais projetos você realiza:
Nossa empresa se transformou, passou da solução de um ou dois pequenos desafios de design à expressões gráficas de alto nível para ideias de design e desafios maiores, em uma ampla variedade de projetos arquitetônicos. Somos inovadores e buscamos tecnologia.
Também não temos um tipo de projeto “típico”. Somos todos generalistas. Trabalhamos em qualquer tipo de projeto, o que vier, de espaços residenciais a instalações industriais, lidando com todos os estágios de envolvimento, desde os esforços de aprovação municipal até a administração da construção. Gostamos disso, porque temos uma grande variedade de projetos e mais maneiras de sermos criativos.
O que diferencia sua equipe das demais?
Acredito que somos excelentes ouvintes. Quando alguém deseja contratar um arquiteto, significa que esta pessoa está determinada a se envolver em tudo, desde o custo ao orçamento, tempo e energia envolvidos. Respeitamos isso e incluímos os clientes em todas as etapas do projeto arquitetônico.
Nos certificamos de que se sentem confortáveis e compreendem o que propomos. Temos escritórios em Charlottesville e Baltimore, e esses princípios orientadores se traduzem em sucesso tanto em um mercado de cidade pequena quanto em uma empresa de serviços regional maior.
Conte-nos sobre seu fluxo de trabalho, do início ao fim.
Como mencionei, todos os nossos projetos são diferentes, então realmente depende do que estamos fazendo. De forma geral, nosso processo é algo assim:
Primeiro determinamos o cronograma, o orçamento e os requisitos de projeto com o cliente. Assim que temos um bom entendimento do projeto, vamos ao local e o escaneamos com o laser scanner Trimble X7, e depois levamos a nuvem de pontos resultante para o SketchUp por meio do Scan Essentials. Esta é uma parte relativamente nova do nosso processo que nos poupa tempo e dinheiro.
Costumávamos contratar esse serviço com um topógrafo terceirizado e sempre tínhamos problemas com os arquivos e com a obtenção dos dados em tempo hábil. Agora fazemos tudo internamente. Até expandimos nossos negócios com a venda desse serviço para outras empresas.
Após importar os dados da nuvem de pontos, passamos para a fase de design conceitual. Com base nos requisitos do cliente, criamos uma variedade de opções de projeto utilizando o SketchUp e o Lumion.
Este é um processo fluido, com idas e vindas, no qual trabalhamos com o cliente para garantir que o projeto funcione de acordo com suas necessidades. Os clientes começam a se apaixonar pelos conceitos quando podem vê-los em 3D. Eles podem se imaginar no espaço, e este é um momento fascinante.
Quando os detalhes do projeto são finalizados, realizamos as cotações para garantir que estejamos dentro do orçamento. Em seguida, chegamos à fase da construção. Exportamos todo o nosso projeto para o LayOut para obter a documentação da construção.
“Em muitos casos, a documentação do LayOut é o “cálice sagrado” do projeto porque não há espaço para erros. Todos a consultam.”
Qual o próximo passo para você e sua equipe?
Desejamos integrar mais produtos da Trimble, como o Trimble RealWorks e o CloudEngine. Nosso processo cresceu bastante com os produtos Trimble, então queremos ver onde mais isso pode nos levar. É um momento empolgante.
Como sempre, somos muito gratos ao pessoal do Sketchup e da Trimble por todos os excelentes produtos e serviços que oferecem! Nós nos vemos fazendo parte dessa família por muitos anos.
Quer saber mais sobre Sketchup? Se inscreva no nosso canal do Youtube, lá você encontra muito conteúdo para melhorar ainda mais seu desempenho nesse poderoso software.