Como criar uma render farm híbrida no GCP

COMPARTILHE

Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Share on print
Share on email

Estúdios de efeitos visuais e animação no setor de mídia e entretenimento não querem ”lidar com hardware”. E eles estão certos!

Comprar, manter, monitorar e atualizar centenas ou até milhares de hardwares em uma render farm não faz sentido se o seu negócio é criação de conteúdo. A criação de render farms é cara, consome muito tempo de manutenção e dependendo da sua localização, exige muita energia elétrica para alimentar e resfriar todos eles.

Muitas empresas de efeitos visuais e animação investiram milhões de dólares em render farms on-premises que funcionam 365 dias por ano. Esses recursos que permanecem ativos custam alguma grana, não importa o que estejam renderizando, ou pior ainda se não estiverem renderizando.

Recursos ociosos

Os recursos que não estão em uso, em geral, são mantidos em operação porque definir ciclos de energia para nós individuais reduz a vida útil do hardware. E quando a carga de trabalho começa a aumentar as render farms gera mais calor, acarretando um custo maior de HVAC e eletricidade.

O pior de tudo é que os artistas ficam desocupados, desperdiçando a grande oportunidade de criar algo realmente surpreendente. Além disso a render farm on-premises é um recurso finito, limitado não apenas pelo número de CPU’s que podem ser instaladas em um determinado espaço, mas também pelo desempenho dos sistemas de HVAC, energia, rede, arquivo e capacidade de carga do piso.

Somando-se a isso o custo de aquisição, depreciação, atualização e a equipe a administradores necessária para manter tudo, o custo de propriedade se torna impraticável para todos, a não ser as grandes instalações. E tem mais, as limitações de capacidade naturais de uma render farm on-prem, não importa o tamanho restringem a possibilidade de aceitar novos projetos.

Já pensou se você não se limitasse a sua render farm local?
E se pudesse renderizar com perfeição em máquinas virtuais (VMs) baseadas em nuvem, usando seu próprio gerenciador de fila de renderização?
As VMs na nuvem tem clara vantagem de alta disponibilidade e elasticidade para acomodar tarefas de qualquer tamanho, e quando a tarefa termina você (ou seu gerenciador de renderização) pode desativa-la e pagar apensas pelo tempo de computação utilizado.

Google Clud Plataform

O Google Cloud Plataform (GCP) permite que você expanda sua capacidade de renderização para milhares ou até centanas de milhares de CPUs.

Vantagens do Google Cloud Plataform:

  • Execute trabalhos leves de composição em VMs de 2 ou 4 núcleos
  • Faça a renderização mais pesada que usa mais memória em uma VM de 160 núcleos com até 3844 GB de RAM
  • Junte até 8 GPUs a qualquer VM para criar sua própria farm de GPUs
  • Conecte suas VMs a diversas soluções de armazenamento para depois processá-las na nuvem ou sincronize dados com seu sistema de arquivos local

Além disso com a rede definida por software do GCP, você não terá gargalos quando colocar muita coisa na farm em algum momento. Os clientes de mídia e entretenimento do GCP já se beneficiaram com a velocidade de renderização para escalonar mais rápido e com menos desperdício de recursos. E tudo é feito de forma segura, já que o GCP é submetido a auditorias regulares da MPAA e de Avaliadores de Segurança lndependentes.


Confira o novo guia do Google para saber como ampliar de forma segura sua render farm on-premises para o
Google Cloud: Como criar urna render farm híbrida no Google Cloud Platform.

Ele aborda as opções de conectividade, como sincronizar seus dados, licenciamento de software e práticas recomendadas para implantar e monitorar recursos. O guia também contém tópicos específicos de áreas como produção e gerenciamento de ativos, arquivamento e integração do gerenciamento de fila de renderização.

Entre em contato com nossos especialistas, conheça nossas soluções Google e experimente um ambiente de trabalho sem limites agora mesmo.

Fonte: Adrian Graham, Senior Cloud Solutions Architet, media

4.8/5 - (10 votes)

Visite nosso site

ENTRE EM CONTATO

Nós te Ligamos