Top
backup no azure

Diferenças entre backup em fita e backup em nuvem

Toda empresa é feita de dados. As informações são cruciais para o bom desempenho e desenvolvimento de qualquer companhia e, por ser algo tão relevante, é essencial que sejam armazenadas em segurança e que possuam backup. 
 
Registros, documentos e arquivos circulam o tempo todo pela rede corporativa e cada vez mais estamos suscetíveis a sequestro de dados ou até a falhas e interrupções nas máquinas e nas redes, causando uma perda e prejuízo bem grande às empresas que não tiverem um meio de recuperar essas informações. 
 
Existem diversas soluções de backup no mercado que atendem as mais diversas necessidades, porte e perfis das companhias. Atualmente as mais comuns são: backup em fita e o backup na nuvem. E quais são as principais diferenças entre elas? É o que veremos hoje nesse post. 
 
Backup em fita 
 
Nesse modelo, os dados são gravados em fita em um processo similar às antigas câmeras de filmagem. Para realizar esse procedimento, é necessário ter um técnico que realize a coleta de dados e os transfira para as mídias. 
 
Dependendo da quantidade de arquivos, é indispensável que o backup seja feito diariamente e a dificuldade dessa atividade eleva seu custo. Para que não haja grande impacto no trabalho do dia a dia, normalmente o backup é realizado após o horário de expediente e além do aumento das despesas para ter um profissional cuidando desse processo, existe o risco de algo se perder durante o período de trabalho ou que algum arquivo seja subscrito. 
 
A mobilidade também é prejudicada nesse método. Caso haja algum acidente em que seja necessário utilizar o material, além da logística que demanda um grande período de tempo, o responsável pela gestão dos dados precisa saber em qual fita está a informação e o ponto em que ela se encontra. Quanto maior o tempo que a empresa ficar parada, mais estará perdendo dinheiro. 
 
Além disso, é preciso ter espaço físico para armazenar todas as fitas e estar preparado para a deterioração do material que pode ter os arquivos corrompidos por desastres naturais, desgastes do tempo e erro humano. 
 
Como vantagens desse método, a fita exige apenas energia para realizar a restauração; normalmente o arquivamento de informações é criado antes da infecção de vírus em seu ambiente e os vírus copiados em fita não conseguem infectar outros dados da fita ou outros backups. 
 
Backup em nuvem 
 
A primeira vantagem verificada com o backup em nuvem é a possibilidade de automatizar o processo de backup e realiza-lo sem que seja necessário um colaborador aguardar que todos os funcionários tenham ido embora para realizar o procedimento. Como a atividade pode ser agendada, não há impacto na rotina de trabalho. 
 
A escalabilidade é um destaque nesse modelo, pois a empresa pode diminuir ou aumentar o espaço de armazenamento de acordo com o volume utilizado no período. Feito de forma muito simples, não é preciso aguardar a chegada do material físico para arquivar os dados. 
 
As informações podem ser facilmente recuperadas em casos de invasões ou desastres naturais, os arquivos podem ser acessados com disponibilidade imediata apenas com uma conexão à internet. 
 
O sistema conta com criptografia, assegurando a proteção dos dados da sua empresa e evitando o vazamento de informações. Os testes de armazenamento são executados de forma prática possibilitando a checagem da gravação dos dados sem despender de muito tempo. 
 
Sem a necessidade de um espaço físico e tendo facilidade de acesso, em qualquer dispositivo, alinhado a opção de ajustar a disponibilidade conforme a necessidade, a redução de custos é um grande benefício e um diferencial. 
 
São inúmeras as vantagens para migrar o backup da sua empresa para nuvem e existem diversas soluções que podem realizar esse processo de maneira otimizada, com segurança e mobilidade e com o benefício da dedução de gastos a longo prazo. 
 
Entre em nosso site, converse com nossos especialistas e descubra o melhor modelo de backup na nuvem para sua empresa.

Sem comentários

Desculpe, não é possível comentar nesse post.

Informações por e-mail
Preencha o formulário abaixo e aguarde que nossos especialistas entrarão em contato:
Os campos marcados com um * são obrigatórios
Ligamos para você
Informe seus dados de contato, escolha uma data e um de nossos especialistas ligará para você.
Os campos marcados com um * são obrigatórios