Logo AX4B
Previsões para a segurança

Previsões para a segurança em 2022

COMPARTILHE

Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Share on print
Share on email

Recentemente, uma grande pesquisadora do setor tecnológico lançou uma previsão de onde podem se concentrar os ataques dos hackers nas empresas, também pensando nas tendências de possíveis soluções. 

Explorando vulnerabilidades em diversas frentes, estamos divulgando o estudo para que você encontre a melhor solução para se proteger de possíveis ameaças. Confira abaixo quais foram as previsões para 2022!

Cibercriminosos usando deep fakes

Deep fakes se tornaram uma preocupação, principalmente,  porque usam IA para imitar atividades humanas e podem ser usadas para aprimorar ataques de engenharia social. A comercialização contínua de aplicativos avançados reduz o nível de criação de deep fakes. 

Isso pode levar a personificações em tempo real em aplicativos de voz e vídeo que os cibercriminosos podem usar para passar na análise biométrica. Esse será um desafio significativo para formas seguras de autenticação, como impressões de voz ou reconhecimento facial.

Ataques a carteiras digitais corporativas

As carteiras digitais tendem a ser menos seguras do que as transferências eletrônicas, então os maus atores estão cada vez mais de olho nelas. Embora as carteiras individuais possam não equivaler a um grande retorno, o uso dessas carteiras por empresas como moeda para transações online pode muito bem.

Consequentemente, é provável que mais malwares sejam projetados especificamente para direcionar credenciais armazenadas e esvaziar carteiras digitais.

Ransomware evoluindo

Como ainda é lucrativo aos cibercriminosos, o ransomware persistirá. Às vezes, os invasores combinam ransomware com negação de serviço distribuída (DDoS), com a intenção de sobrecarregar as equipes de segurança de TI. Se eles adicionarem o malware Wiper, isso cria uma urgência adicional para as empresas cederem rapidamente às demandas de resgate. 

Esse tipo de malware é particularmente perigoso porque pode não apenas destruir dados, mas destruir sistemas e hardware; como os criminosos tentaram fazer nos Jogos Olímpicos de Tóquio, por exemplo. É apenas uma questão de tempo até que recursos destrutivos, como o malware Wiper, sejam adicionados aos kits de ferramentas de ransomware.

Como uma organização pode se proteger?

Infelizmente, as soluções de autenticação de multifator permanecem fora de alcance para pequenas e médias empresas devido aos custos e complexidade de implantação e gerenciamento. 

Contudo o crescimento de SaaS e smartphones introduz novas soluções que são mais baratas e fáceis o suficiente para qualquer pequeno negócio.

É esperado que, nos próximos anos, muitas pequenas, médias e grandes empresas adotem essas soluções, até porque, para aqueles com uma mentalidade criminosa, as oportunidades não faltam. 

Os profissionais de segurança podem derrotar seus planos projetando uma estratégia holística que abandone os silos de tecnologia para um sistema integrado de defesas. Vitais para combater os ataques atuais e futuros são ferramentas que podem basear as operações normais, detectar anomalias e intervir conforme necessário. Para resistir ao que está por vir em 2022, encontrar e implementar uma estratégia de segurança rápida, automatizada e adaptável é o único caminho a seguir. 

Entre em nosso site e acompanhe as novidades sobre segurança e tecnologia, além de implementá-las em sua empresa!

4.8/5 - (81 votes)

Visite nosso site

ENTRE EM CONTATO

Nós te Ligamos