Logo AX4B
Retrospectiva da tecnologia

Retrospectiva da tecnologia em 2022

COMPARTILHE

O ano de 2021 teve aspectos consideravelmente marcantes para a tecnologia. A transformação digital mudou bastante, desde roubo de dados até os avanços na inteligência artificial, os rumos do mercado estão ditando a obrigatoriedade na adoção de algumas tecnologias pelas empresas. 

A tecnologia está sempre em evolução e constante modificação, em 2021 seus pontos mais marcantes foram:

1- As compras e serviços sem contato (Contactless)

A tecnologia sem contato está definindo a experiência do cliente pós-COVID, desde pagamentos sem toque e compras ‘simplesmente saindo’ até check-in biométrico para viagens e acomodações.

Mesmo ao fazer compras na loja, quase 90% dos compradores nos EUA agora afirmam preferir recursos sem toque ou self-checkout . E com a segurança sempre em alta prioridade em um mundo cada vez mais globalizado, os sistemas de segurança de reconhecimento facial estão se tornando cada vez mais comuns.

2- Computação em Nuvem (Cloud Computing)

A computação em nuvem tornou-se essencialmente a espinha dorsal do ecossistema de tecnologia baseado em aplicativos e dados, que tem sido fundamental para ajudar as organizações a gerenciar essas mudanças. 

Mas, em particular, embora tenha sido notado que os maiores provedores de nuvem, como Google, Microsoft e Amazon, estão se concentrando em adaptar seus serviços para fornecer um pacote completo, houve um chamado e demanda no setor de tecnologia por sua infraestrutura para oferecer suporte a mais acesso, plataformas e recursos em várias nuvens. 

A premissa é que, se a maioria dos provedores de serviços em nuvem de grande escala permitir o compartilhamento de dados e a computação entre plataformas, a experiência do usuário será muito mais perfeita em uma ampla gama de serviços.

3- Inteligência Artificial & Internet das Coisas

Duas das principais evoluções tecnológicas dos últimos anos, estes fatores seguiram a tendência:

Inteligência Artificial

É a tecnologia que propõe simular a capacidade humana de identificar padrões, tomar decisões ou até fazer previsões, através de algoritmos. 

A inteligência artificial funciona por meio de dados inseridos no sistema que, com o uso de machine learning, são expostos a novos dados e informações e conseguem criar funções sem precisar da inserção de novos comandos no sistema. 

Essa habilidade da máquina aprender sozinha é a base de várias novas invenções como, por exemplo, carros autônomos e BOTs. Outro exemplo simples de inteligência artificial são os celulares que identificam sorrisos e tiram a foto sem a necessidade de pressionar nenhum botão. 

Além disso, o sistema compartilha as informações que aprendeu com outras máquinas conectadas à rede. Esse método de análise de dados automatiza o desenvolvimento de modelos analíticos que são essenciais para o desenvolvimento da empresa.

Internet das Coisas

Bem parecido com a inteligência artificial, temos a internet das coisas ou IOT, em inglês. 

A IOT é uma rede de objetos físicos com tecnologia embarcada e conexões de rede que possibilitam a coleta e transmissão de dados. Também pode ser caracterizada pela comunicação entre máquinas via internet. 

Esses dados compartilhados são utilizados para executar e concluir determinadas tarefas. 

Um exemplo da aplicação dessa tecnologia é a utilização de sistemas integrados na refrigeração da sua empresa que, ao receber informações da previsão do tempo, consegue controlar a temperatura economizando até 30% de energia.

De maneira geral, é importante sempre lembrar que a revolução digital e os avanços tecnológicos não podem ser revertidos e a sua empresa não só deve adotar medidas de segurança para se proteger de possíveis ameaças como também entender o melhor modo de se atualizar e aderir às tendências de mercado, reduzindo custos e aumentando produtividade. 

Entre em nosso site, consulte um de nossos especialistas e monte seu projeto de infraestrutura para acompanhar a revolução digital.

4.8/5 - (74 votes)

Visite nosso site

ENTRE EM CONTATO

Nós te Ligamos