Top
reducao de custos de TI

A tecnologia como aliada na redução de custos

reducao-de-custos-gerais

 

Já sei que preciso reduzir custos, mas na prática, como a tecnologia pode me ajudar?

 

Como prometido, vamos dar sequência a nossa série de posts especiais sobre tecnologia em momentos de instabilidade econômica.

 

No último post falamos um pouco sobre conquistar clientes com novas experiências, o que de fato pode trazer bons impactos em vendas em épocas de crise. Mas sabemos que nessas épocas “incertas”, nem sempre o aumento nas vendas é suficiente, então convocamos novamente o Romulo Oliveira, responsável pelo Marketing da AX4B para falar um pouco sobre como as tecnologias podem impactar diretamente na redução dos custos gerais da empresa. Confira!

 

Olá pessoal, 

No meu último post falei sobre a questão das experiências e reforcei que para conquistarmos clientes nessa época “incerta”, precisamos oferecer o máximo de personalização e bom atendimento, o que nos liga automaticamente ao fato de precisarmos de tecnologias que nos permitam esse nível de inteligência.

 

Hoje vim trazer uma outra realidade, um fator chave para mantermos a saúde financeira da empresa, que é a tão famosa REDUÇÃO DE CUSTOS.

 

Parece termo da moda, mas redução de custos é algo extremamente emergencial e delicado para as empresas. E quando falamos em redução, damos margem para uma gama enorme de opções, desde energia elétrica até reestruturação de processos mais complexos. 
 
O que fica mais “nublado” para as empresas geralmente é como as tecnologias vão ajudar de fato a reduzir os custos operacionais, pois afinal, temos um leque enorme de soluções tecnológicas disponíveis no mercado, mas nem sempre a aplicação básica dela terá impacto maior para a redução dos custos, logo, precisamos enxergar as plataformas com um olhar mais detalhista e adaptá-las para a realidade de cada empresa.

 

Recentemente tive acesso a um estudo da Microsoft sobre os impactos da tecnologia e listei alguns pontos importantes onde fica simples de entender o papel das soluções nessa jornada de economia de custos.

 

Desse estudo, listei 5 utilizações das tecnologias Microsoft que podem ajudar diretamente nesses momentos de instabilidade econômica:

 

1 – MICROSOFT AZURE | Otimizando investimentos
Redução de tempo e custos, implantando rapidamente as infraestruturas e os serviços na nuvem do Microsoft Azure. Os serviços com pagamentos conforme o uso podem escalar para cima ou para baixo de acordo com a demanda – pagando somente por utilização.

 

2 – DYNAMICS CRM | Maximize a produtividade e reduza o desperdício de tempo
O CRM reduz o custo operacional em 20%, reduz em 24% o tempo em que as equipes de vendas não estão vendendo, melhora em 21% as chamadas que resultam em vendas, obtém 10% mais de venda relacionada, aumenta em 8% o volume médio das vendas, aumenta em 15% o crescimento da receita, 70% de implantações mais rápidas, 20% menos tempo mantendo as luzes acesas e 93% menos tempo de indisponibilidade do aplicativo.

 

3 – SKYPE FOR BUSINESS | Reduza os Custos de Comunicação e Viagens
Executar a plataforma Skype for Business pode reduzir o TCO anual de 3 anos em 39%em relação às comunicações baseadas em Telefonia IP e outras soluções autônomas. É possível economizar até 60% substituindo as salas de videoconferência por uma conferência unificada baseada na área de trabalho.
Economize US$ 6 mil por funcionário por ano, reduzindo o espaço do escritório com o trabalho remoto.
Despesas de viagem reduzidas em 40%.

 

4 – OFFICE 365 | Aprimore sua força de trabalho móvel
Reduza o custo com uma força de trabalho móvel e, ao mesmo tempo, permita uma resposta mais rápida e com maior segurança. 

O Office 365 possui 163% de ROI em 3 anos, 468% de Retorno de Taxa Interna e 7 meses de retorno.
O Office 365 resulta em 6,8% de redução nos custos de conformidade, 10,7% de redução no tempo gasto com esforços de eDiscovery e 73% de redução no número de violações de dados.

 

5 – WINDOWS 10 | Reduza os custos de gerenciamento de TI
O Windows 10 como um serviço e os recursos do Windows Update for Business e do Gerenciamento de Dispositivos fornecem a plataforma para manter seus dispositivos gerenciados, seguros e atualizado em todos os momentos.  

O Windows 10 reduz o custo de manter os dispositivos do usuário final atualizados e seguros: $147-$188/dispositivo/ano.

 

O mais interessante desse estudo é que precisamos analisar cada solução como algo além do que ela parece ser.

 

Um exemplo interessante é a questão do Skype For Business, que a um primeiro momento classificamos como uma solução de comunicação corporativa. Mas o estratégico dele está justamente em você não precisar locar uma sala para fazer determinada reunião ou até mesmo não precisar pagar uma passagem aérea para que um representante comercial faça a apresentação de produto em outro cidade. Com as funcionalidades da solução, é possível mostrar vídeos, imagens e interagir em tempo real, ou seja, tudo que seria feito presencialmente, pode ser feito online.

 

Redução de custos é um assunto tão amplo que eu poderia passar o dia inteiro falando sobre as possibilidades e desafios, mas o objetivo do post era justamente tentar trazer um pouco mais de “realidade” para a utilização das soluções de tecnologia e tentar exemplificar como essa solução pode reduzir custos, que a princípio, não estavam no radar dos gestores como algo a se modificar.

 

No próximo post vou trazer algumas informações sobre Segurança da Informação, que com certeza é um dos temas que mais tem empregado investimentos e nem sempre com o resultado esperado.

 

Quer saber mais sobre o Office 365? Clique aqui!

Sem comentários

Deixe um comentário

Informações por e-mail
Preencha o formulário abaixo e aguarde que nossos especialistas entrarão em contato:
Os campos marcados com um * são obrigatórios
Ligamos para você
Informe seus dados de contato, escolha uma data e um de nossos especialistas ligará para você.
Os campos marcados com um * são obrigatórios