CAD é a abreviação para computer-aided design, ou desenho auxiliado por computador. Até 1982 os arquitetos, engenheiros e outros profissionais da área de construção e urbanismo desenhavam todos os seus projetos em papel utilizando pranchetas, esquadros, curva francesa, régua e outros materiais e levavam várias horas para colocar tudo no desenho.
A partir de dezembro de 1982, a Autodesk lançou o MicroCAD, um software para desenho desenvolvido para os sistemas operacionais CP/M, DOS e Unix, que, apesar de ser uma grande novidade, era bem limitado.
Com o passar dos anos a empresa foi aperfeiçoando o software, mudou seu nome para AutoCAD, firmou uma parceria com a Microsoft e melhorou o desempenho da plataforma no Windows.
Apesar de todo investimento realizado na ferramenta, a Autodesk não foi a única a desenvolver o software, algumas empresas de pequeno porte e programadores independentes liberaram códigos que foram utilizados no aperfeiçoamento do AutoCad. Muitas soluções para a ferramenta foram desenvolvidas por terceiros e esse trabalho foi adquirido pela Autodesk.
Com o avanço da tecnologia, a plataforma ficou mais robusta e foram adicionados os primeiros projetos em 3D, editor de texto multilinha, paletas de ferramentas, PDF para desenhos e muito mais, abrindo caminho para soluções de projetos como o BIM e a prototipagem digital.
O AutoCAD permite que os projetos sejam acessados de qualquer local através da nuvem e economizam um tempo inestimável para o desenvolvimento e correção dos projetos.
Após sua consolidação no mercado a Autodesk incorporou software de outras empresas para compor o catálogo, como Revit e Inventor, atingindo todos os segmentos.
Atualmente a empresa conta com mais de 30 softwares diferentes por segmento do mercado. Entre em nosso site e conheça mais cada um dos produtos.
