Se analisarmos o cenário mundial na última década, veremos que houve um crescimento exponencial na oferta de novos produtos e serviços que visam, basicamente, facilitar a vida do consumidor.
Essas demandas vêm acompanhadas do surgimento de novas empresas e start-ups que apresentam muito mais versatilidade comparadas a grandes companhias já consolidadas no mercado. Muitas marcas sólidas têm perdido cada vez mais espaço para novos negócios que apresentam alto nível de inovação, acompanhando a mudança de comportamento dos consumidores.
Atualmente, há uma necessidade constante em investir em tecnologia, como resultado de um mercado cada vez mais globalizado e competitivo que exige, de todos os setores, qualidade nos produtos e serviços oferecidos e eficiência nos processos executados.
Para que uma mudança ou implementação seja caracterizada como inovação, é necessário que ela promova um impacto significativo em algumas esferas que podem ser: o acesso e penetração a novos mercados, aumento de receita da companhia, modificação relevante na estrutura de preços, entre outros.
E como as antigas e novas empresas podem promover inovações?
- Investir no capital humano: utilizar a capacidade dos funcionários e suas competências para estimular inovações. Encoraje a equipe, pois novas ideias podem vir de todos.
- Observe as tendências do mercado: mesmo companhias já consolidadas podem mudar seu negócio, se reinventado e continuando ativa com novas tendências.
- Transforme os problemas do seu negócio em oportunidades: aproveite as adversidades para estabelecer novos processos, monitorar resultados e ouvir o que acontece ao seu redor.
A inovação, principalmente tecnológica, é o que vai distinguir uma empresa de seu concorrente. Porém, é necessária uma análise aprofundada de qual tecnologia se adequa a seu modelo de negócios para direcionar seus investimentos.
Quer saber mais sobre a HSM, acesse nosso site e acompanhe as novidades da feira.