Logo AX4B

Modelagem e Visualização 3D com AutoCAD

COMPARTILHE

AutoCAD é um software do tipo CAD — computer aided design ou desenho auxiliado por computador – criado e comercializado pela Autodesk, Inc. desde 1982. O programa é utilizado principalmente para a criação de peças de desenho técnico em duas dimensões (2D) e para a elaboração de modelos em três dimensões (3D).

Além dos desenhos técnicos, o software vem disponibilizando, em suas versões mais recentes, vários recursos para a visualização em vários formatos. Ele é amplamente utilizado em engenharia civil, design de interiores, engenharia química, arquitetura, engenharia mecânica, engenharia geográfica, engenharia elétrica e em muitos outros ramos da indústria.

Na modelagem tridimensional (3D) do AutoCAD estão incluídos os sólidos 3D, as superfícies, as malhas e os objetos de estrutura de arame.

  • Nos tipos de modelos 3D, estão disponíveis diversos tipos de modelagem tridimensional no AutoCAD. Cada uma destas tecnologias de modelagem 3D oferece um conjunto variado de recursos.
  • Já na modelagem de estrutura de arame, é útil para iterações de projeto inicial e como geometria de referência, servindo como uma estrutura de arame 3D para modelagem ou uma posterior modificação.
  • A modelagem sólida é prática, útil e de fácil uso para combinar perfis primitivos e de extrusão, e oferece propriedades de massa e recursos de corte.
  • Já a modelagem de superfície fornece um controle sobre áreas curvas para manipular e realizar análises precisas.
  • Enquanto a modelagem de malha fornece recursos de escultura em forma livre, em dobra e de suavização.

Um modelo 3D pode incluir a combinação dessas tecnologias e você pode alterar entre elas. Por exemplo, você pode converter uma pirâmide sólida 3D primitiva em uma malha 3D para, então, realizar a suavização de malha. Em seguida, é possível converter a malha em uma superfície 3D ou de volta para um sólido 3D para aproveitar seus respectivos recursos de modelagem.

Quanto à visualização de modelos 3D, o comando mais utilizado para a função de visualizações dos modelos 3D, de forma dinâmica, é o ORBITA3D, que além de alterar as vistas, você pode clicar com o botão direito do mouse para exibir um menu de atalho que fornece muitas opções. Dentre as várias opções, as mais populares incluem:

  • Possibilidade de alternar entre os diferentes estilos visuais, como Realista, Conceitual e Raio X;
  • Possibilidade de alternar entre projeção paralela e em perspectiva;
  • Opção de escolha entre vistas predefinidas padrão, como Superior, Frontal;
  • Aplicar comandos em duas dimensões (2D) e tridimensionais (3D) do AutoCAD.

A maioria dos comandos do AutoCAD que são usados para operações 2D também podem ser aplicados a modelos 3D. Por exemplo, com o comando ROTACIONAR, é possível realizar a volta de um sólido 3D ao redor de um ponto que esteja paralelo ao eixo Z do UCS. Para girar o modelo em torno de uma direção de eixo diferente seria necessário alterar a direção do eixo Z do UCS.

Também há comandos especializados para o ambiente 3D como ROTACIONAR3D, que mostra uma espécie de alça para facilitar a rotação em volta de um eixo principal.

ROTACIONAR é o comando mais simples para se iniciar, devido à familiaridade. No entanto, o software possui diversas funções e a escolha de qual comando usar vai depender das circunstâncias e de suas preferências.

Entre em contato com nossa equipe especializada e saiba mais detalhes, nós temos a solução ideal para você!

4.9/5 - (7 votes)

Visite nosso site