Logo AX4B
O termo GitOps descreve um paradigma que ajuda a automatizar a implantação de aplicativos modernos e o provisionamento de sua infraestrutura.

O que é GitOps? 

COMPARTILHE

Criado pela empresa Weaveworks em 2017, o termo GitOps descreve um paradigma que ajuda a automatizar a implantação de aplicativos modernos e o provisionamento de sua infraestrutura. Nesse paradigma geralmente é utilizado um sistema de controle de versão de código aberto, o Git, como fonte única de verdade para os aplicativos e infraestruturas declarativas (infraestrutura como código, ou IaC). Mas, vamos aprofundar o conhecimento? Nosso novo artigo vai para além do “O que é GitOps?”.

Podemos resumir o funcionamento do GitOps da seguinte maneira: 

  • Automação: o processo é acionado por alterações em um repositório Git e implanta automaticamente aplicações e elementos de infraestrutura. 
  • Auditabilidade: um repositório Git é uma fonte de verdade que representa o estado completo do sistema, com uma trilha de auditoria detalhada das alterações. 

Ferramentas GitOps 

A adoção do GitOps pode ser facilitada com ferramentas específicas. Elas visam melhorar a experiência do desenvolvedor, permitindo que as equipes continuem usando suas ferramentas de desenvolvimento de software familiares para gerenciar alterações de aplicativos e infraestrutura. Além disso, as ferramentas relevantes para o cenário de uma equipe podem fornecer benefícios adicionais, que de outra maneira exigiriam uma personalização pesada das ferramentas existentes. Exemplos de ferramentas GitOps opensource disponíveis são o ArgoCD e FluxCD. 

Uma outra opção para aderir ao GitOps é a utilização de plataformas modernas para lançamento de aplicativos baseados em Kubernetes como o Red Hat Openshift. Dentro dessa plataforma estão embarcadas ferramentas como o ArgoCD e Ansible. Assim, o Openshift apresenta uma baixa curva de aprendizado das equipes para adoção do GitOps, reduzindo o uso de linhas de código com automação, dashboards amigáveis e integrações com pipelines de CI/CD.  

Atualmente, o GitOps é um nome familiar dentro das equipes de entrega de software em todo o mundo, grandes e pequenas empresas o utilizam no seu dia a dia. Olhando para a sua história, é fácil perceber o porquê. O GitOps cresceu organicamente desde o nível básico e chegou às maiores empresas do mundo porque comprovou o seu funcionamento de maneira simples e eficaz. Ele simplifica as operações complexas de Kubernetes e contêineres e oferece às organizações a confiança que desejam ao implantar código de um repositório Git em um cluster Kubernetes de produção. 

Vote

Visite nosso site