Logo AX4B
O que é Ransomware? E como uma Empresa de Segurança da Informação pode ajudar?

O que é Ransomware? E como uma Empresa de Segurança da Informação pode ajudar?

COMPARTILHE

Procurando por uma Empresa de Segurança da Informação para o seu negócio? Então saiba que temos a solução correta para você! Aqui, falaremos um pouco sobre o que é o Ransomware e como atuam as técnicas de segurança da informação aplicadas pela AX4B, líder no mercado do setor.

Ou seja, conferindo até o final, será possível sair muito melhor informado sobre o assunto, podendo escolher a melhor alternativa para a sua organização. Veja!

O que é Ransomware?

O Ransomware é o tipo de ataque cibernético utilizado pelos hackers para “sequestrar” e codificar os dados presentes em sistemas utilizados pelas empresas. Dessa forma, o usuário (antes autorizado a utilizar sistemas variados e a possuir senhas pertencentes à empresa) perde o acesso por completo, tendo o seu login bloqueado pelos cibercriminosos.

Os invasores, ainda, escolhem as organizações a serem atacadas, levando em conta uma série de pontos diferentes. Geralmente, as vítimas contam com maior vulnerabilidade em seus sistemas, ou outros problemas relacionados, como equipes de segurança reduzidas, ou não fazer uso de soluções de proteção, aplicadas por uma Empresa de Segurança da Informação.

Como o Ransomware é realizado?

Os ataques geralmente acontecem por meio de phishing, principalmente com a utilização de Engenharia Social. Para exemplificar “na prática” e de maneira simples, funciona da seguinte forma, na maioria dos casos:

  • A vítima recebe um e-mail infectado, que tem a intenção de parecer verdadeiro, é claro;
  • Dentro disso, a vítima faz o download de algum arquivo ou realiza o acesso a um link mal intencionado;
  • Quando este arquivo é aberto ou executado, é disponibilizado o seu login e senha para o criminoso. E é exatamente neste momento que o Ransomware passa a criptografar todos os arquivos da máquina em um processo irreversível;
  • A partir desse momento, para que os dados sejam descriptografados, os cibercriminosos passam a pedir pelo pagamento de um valor de “resgate” em forma de moeda digital (Bitcoin, Ethereum, Dogecoin, entre outras), já que se trata de uma forma de pagamento anônima e (quase) não rastreável.

Os Pilares presentes em uma Empresa de Segurança da Informação

Para oferecer um serviço confiável e de qualidade, uma Empresa de Segurança da Informação deve seguir alguns dos pilares/ conceitos definidos pelo setor. São eles quem vão guiar as formas de proteção dos dados de seus negócios. Seguidos integralmente pela AX4B, veja um deles:

Autenticidade

Sendo um dos conceitos mais importantes na atuação de uma Empresa de Segurança da Informação, a Autenticidade é utilizada para verificar se os usuários são realmente quem dizem ser e se cada entrada que chega ao destino é de uma fonte confiável. 

Este princípio, se seguido, garante a mensagem válida e genuína recebida de uma fonte confiável por meio de uma transmissão válida. A autenticidade é a propriedade da informação que garante que ela é da fonte anunciada e, além disso, não sofreu modificações ao longo de um processo. Ela também garante o não-repúdio da informação, ou seja, o emissor não poderá se esquivar da autoria da informação ou mensagem.

Conheça a AX4B!

Viu só como a AX4B pode ser a Solução da sua organização como Empresa de Segurança da Informação?

A AX4B, além de realizar este serviço, também presta uma consultoria especializada, desde o início da implementação e acompanhamento de todo o processo de instalação e até mesmo quando ele já estiver em pleno funcionamento.

Por isso, se procura por qualidade e eficiência na proteção dos dados de seu negócio, fale conosco!

5/5 - (2 votes)

Visite nosso site

ENTRE EM CONTATO

Nós te Ligamos