Robotic Process Automation, ou RPA, são soluções de automação robóticas, feitas através de softwares.
Foram desenvolvidas para simplificar a realização de tarefas repetitivas de baixa importância que permitem que os colaboradores foquem em atividades que demandam minucia e sejam mais produtivos.
Com o RPA as companhias podem automatizar uma ampla gama de processos com mais rapidez do que seria possível realizar com força humana. Os bots são capazes de tomar decisões inteligentes baseado em lógicas predefinidas, terão capacidade de interpretar processos, manipular dados, iniciar ações e realizar comunicação com outros sistemas de forma independente.
Para a implementação do RPA é necessário elencar as necessidades internas da companhia, implementar um piloto e gerenciar o ciclo de vida da ferramenta.
A adoção de RPA, historicamente, é predominante em industrias onde os dados devem ser inseridos manualmente como contratos e outros documentos. Muitos desses locais utilizam mais de um sistema legado, sem integração entre si e que necessitam que os dados sejam passados de um para o outro.
Os bots do RPA também permitem que as tarefas sejam rastreadas e monitoradas para que empresas sejam consistentes em seus processos de auditoria e regulamentações.
Outras vantagens dos softwares de automação é que são capazes de aprender tarefas por conta própria, é escalável, tem fácil integração com sistemas legados e em nuvem.
Para que tudo isso funcione de forma adequada a estrategia de criação dos bots devem abranger modelo de governança, modelo operacional, estrutura organizacional e estratégia de alterações na solução de RPA, caso seja necessário realizar mudanças.
Se interessou? Saiba mais sobre o modelo e entre em contato com nossos especialistas para começar seu processo de RPA.
Você sabe o que é RPA?
COMPARTILHE
Vamos falar sobre