Top
reduzindo custos de nuvem

Reduzindo custos com a nuvem

Olá pessoal, 

Hoje vamos fazer o nosso último post do especial sobre tecnologia em tempos de instabilidade econômica.

 

Obviamente que com certeza voltaremos a ter outros artigos sobre redução de custos, mas também vamos focar daqui pra frente em outros conteúdos como negócios, carreira, tecnologias inovadoras e outras notícias do mundo da tecnologia, além de novidades da AX4B.

 

Para finalizarmos esse especial de posts, recrutamos nosso especialista em nuvem, Alicino Kerches Junior para falar um pouco sobre como reduzir custos com a nuvem.Confiram!

 

Bom dia pessoal,

 

Hoje vim aqui falar sobre um tema muito importante nos últimos anos, que é a adoção deCloud Computing pelas empresas como opção para redução de custos.

 

Sabemos que adoção do modelo vai muito além da simples redução de custos, aumentando performance e garantindo maior segurança, mas como estamos no especial de redução de custos, listei algumas possibilidades na adoção de soluções em nuvem. Minha base foi o Azure, que é a plataforma de serviços em nuvem da Microsoft.

 

1 – Infraestrutura e Serviços com pagamento por uso 
Os serviços com pagamentos conforme o uso podem escalar para cima ou para baixo de acordo com a demanda, trazendo economia real frente a aquisição e manutenção de equipamentos. Esse fator já tem um enorme impacto nos custos e tempo.

 

2 – Redução de tempo dos profissionais com provisionamento 
Segundo pesquisas, o Azure acelera de 200 a 300 vezes mais o tempo de provisionamento de ambientes se comparado com uma infraestrutura local. Sabendo que o time de TI é formado por pessoas apaixonadas por tecnologia, esse fator irá ajudar esses profissionais a fazer o que sabem de melhor, estudar novidades aos invés de somente corrigir erros.

 

3 – Redução de TCO em aplicativos 
Levantamentos apontam que é possível ter uma economia de TCO de 53% nos aplicativos que executam no Azure versus a infraestrutura local. Além disso, ter um aplicativo baseado em nuvem também garante uma disponibilidade em seus serviços tão grande quanto das 500 empresas listadas na Fortune, com acesso garantido 24h por dia, 7 dias por semana.

 

4 – Redução nos custos de armazenamento
O Amazenamento Híbrido com o StorSimple permite que os clientes economizem até 60% sobre os custos de armazenamento. A eliminação de duplicação e compactação integradas reduzem as taxas de crescimento do armazenamento e aumentam sua capacidade de utilização.

 

5 – Ambiente de Testes e Recuperação de Desastres  
Economias de TCO de 30% a 45% podem ser alcançadas usando o Microsoft Azure, criando um ambiente de teste e de desenvolvimento ou um local secundário para projeto de recuperação de desastres em minutos, ao invés de semanas. Além da economia de TCO, também é possível substituir completamente os backups em fitas, pois você pode armazenar seus dados críticos no Azure para atender aos requisitos regulatórios com até 99 anos de retenção.

 

Listei 5 medidas simples que já podem gerar um grande impacto na redução de custos de infraestrutura das empresas.

 

2016 é um ano onde os investimentos em nuvem aumentam, mesmo sendo em contra mão ao desenvolvimento do país. Os gestores sabem que precisam transformar a TI em algo estratégico para os desafios do ano e sabem que os investimentos serão limitados a alguns projetos. Por esse motivo, a nuvem pode ser uma boa válvula de escape para que os executivos consigam “enxugar” o orçamento de TI e otimizar os investimentos em estratégias que ajudarão a empresa a seguir pelos objetivos traçados para o ano.

 

Basicamente é isso. Já estou preparando alguns outros posts aqui para o blog para detalhar mais alguns benefícios do leque de serviços que o Microsoft Azure possui e como podem ser aplicados de forma prática dentro das empresas.

 

Até a próxima!

Quer saber mais sobre o Microsoft Azure? Clique aqui!

Sem comentários

Deixe um comentário

Informações por e-mail
Preencha o formulário abaixo e aguarde que nossos especialistas entrarão em contato:
Os campos marcados com um * são obrigatórios
Ligamos para você
Informe seus dados de contato, escolha uma data e um de nossos especialistas ligará para você.
Os campos marcados com um * são obrigatórios