O ano de 2017 teve aspectos muito marcantes para a tecnologia. De roubo de dados à avanços na inteligência artificial, a transformação digital mudou bastante o rumo do mercado e dita a obrigatoriedade na adoção de algumas tecnologias pelas empresas.
A tecnologia está sempre em evolução e constante modificação, em 2017 seus os pontos mais marcantes foram:
1- Inteligência Artificial:
É a tecnologia que propõe simular a capacidade humana de identificar padrões, tomar decisões ou até fazer previsões, através de algoritmos.
A inteligência artificial funciona por meio de dados inseridos no sistema que, com o uso de machine learning, são expostos a novos dados e informações e conseguem criar funções sem precisar da inserção de novos comandos no sistema.
Essa habilidade da máquina aprender sozinha é a base de várias novas invenções como, por exemplo, carros autônomos e BOTs. Outro exemplo simples de inteligência artificial são os celulares que identificam sorrisos e tiram a foto sem a necessidade de pressionar nenhum botão.
Além disso, o sistema compartilha as informações que aprendeu com outras máquinas conectadas à rede. Esse método de análise de dados automatiza o desenvolvimento de modelos analíticos que são essenciais para o desenvolvimento da empresa.
2- Internet of Things (IOT)
Bem parecido com a inteligência artificial, temos a internet das coisas ou IOT, em inglês.
A IOT é uma rede de objetos físicos com tecnologia embarcada e conexões de rede que possibilitam a coleta e transmissão de dados. Também pode ser caracterizada pela comunicação entre máquinas via internet.
Esses dados compartilhados são utilizados para executar e concluir determinadas tarefas.
Um exemplo da aplicação dessa tecnologia é a utilização de sistemas integrados na refrigeração da sua empresa que, ao receber informações da previsão do tempo, consegue controlar a temperatura economizando até 30% de energia.
3- Analytics:
Aproveitando o gancho da análise de dados na inteligência artificial, um crescente destaque tecnológico é o big data e o analytics.
Big Data é, basicamente, um grande volume de dados que impactam os negócios no dia a dia.
E dizemos basicamente porque ele tem o poder de dar apoio estratégico para sua empresa, melhorando processos, antecipando tendências, identificando comportamentos de consumidores e muito mais, porém só consegue atingir seu potencial se for bem estruturado e analisado. E para isso, aliamos essa tecnologia com o analytics.
A análise de dados é utilizada para combinar os resultados de pesquisas do big data e entregar vantagens competitivas, antecipar problemas, reter clientes, evitar fraudes, tomar decisões precisas, obter insights, direcionar melhor seu negócio e alcançar resultados sem precedentes.
4- Ransomware
Ao mesmo tempo que a tecnologia tem impactos positivos e se for bem utilizada pode trazer grandes ganhos no dia a dia, muitas pessoas se aproveitam da sua vulnerabilidade para atacar outras empresas e conseguir lucrar de forma ilegal.
Os sequestros de dados não são novidades, mas atingiram grandes empresas em 2017. Pelo menos 3 ameaças foram neutralizadas, não sem antes dar grandes prejuízos à importantes companhias. Petya, Bad Rabbit e Wannacry se beneficiaram de fragilidades nos sistemas para sequestrar dados pedindo resgates altíssimos em troca da devolução das informações.
É importante sempre lembrar que o revolução digital e os avanços tecnológicos não podem ser revertidos e a sua empresa não só deve adotar medidas de segurança para se proteger de possíveis ameaças como também entender o melhor modo de se atualizar e aderir as tendências de mercado, reduzindo custos e aumentando produtividade.
Entre em nosso site, consulte um de nossos especialistas e monte seu projeto de infraestrutura para acompanhar a revolução digital.
COMPARTILHE
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Share on print
Share on email