É cada vez mais comum ouvirmos falar sobre o BIM, um conceito revolucionário na área de construção que trabalha com modelos 3D e conecta os profissionais envolvidos no projeto em uma colaboração multidisciplinar.
De engenheiros à responsáveis pela compra, todos podem interagir no mesmo arquivo, simultaneamente, adicionando ou alterando dados relacionados à sua especialidade, consultando as atualizações em tempo real e, com isso, prevenindo futuros problemas que atrasariam as obras e aumentariam seus custos. Para fazer isso, é necessário um software que aplique esse conceito integrador, o mais conhecido deles é o Revit.
Apesar de popular, nem todos os usuários extraem a melhor performance do Revit, nesse post trouxemos dez dicas para ajudar a mudar esse cenário:
- Worksets
Melhore seu fluxo de trabalho aperfeiçoando o uso do seu espaço. Divida os conjuntos de trabalho para obter modelos mais estruturados, configure a visibilidade dos gráficos e aumente seu desempenho.
- Comprima arquivos
Compacte o seu arquivo ao salvar para um melhor desempenho quando carregar novamente o projeto.
- Templates
Usar um modelo pré-estabelecido economiza tempo, pois você não necessita configurar o projeto desde o início e reduz o tamanho do arquivo, já que não será necessário carregar todas as famílias.
Se você trabalha com worksets, utilize templates para padronizar as vistas e criar os worksets com maior agilidade.
- Famílias
Caso a sua empresa trabalhe em projetos com instalações similares, utilize famílias compartilhadas, agrupando as famílias mais utilizadas, e inserindo-as no projeto de uma só vez, a quantificação e a edição continua sendo realizada separadamente.
- Arquivos DWG
Os arquivos DWG são responsáveis por aumentar o tamanho do arquivo e diminuir a performance do software, para solucionar esse problema minimize os links de arquivos do CAD e utilize-os como referência, delete o arquivo quando não precisar mais dele.
- Advertências
Resolver advertências auxiliam a aceleram a sessão. A medida que o Revit computa erros e dá avisos, o sistema vai ficando carregando e perde desempenho, o que torna importante resolver os avisos no momento em que surgem, ao invés de deixar tudo para o final.
- Vistas
Separe, filtre e organize suas vistas. É possível criar documentos separados, estruturas, interiores, entre outros. Porém, apesar da facilidade, é importante manter o projeto limpo, deixando apenas as vistas necessárias e excluindo o que não for utilizar.
- Atribua códigos
Utilizar parâmetros para os elementos no Revit facilitará o uso de filtros para obter os quantitativos nas pranchas.
- Pranchas
Crie uma família de pranchas com todos os tamanhos desejados, unificando em apenas um arquivo ao invés de seis diferentes.
- Purge
Utilize o comando Purge nos itens que você não utilizará no projeto, deixando o arquivo mais leve e melhorando o funcionamento do software.